Vendas Online [ Descubra Técnicas Para Vender Pela Internet ]

Para que seja possível realizar vendas online, é preciso considerar uma série de fatores, como estoque e logística, que são bem distintos de lojas físicas.

Acontece que as vendas online não param de crescer no Brasil e no mundo, afinal, é a forma mais prática de adquirir algo que se necessita. Por isso é que as empresas estão ficando cada vez mais atentas a esse mercado, aproveitando essa tendência para melhorar seus resultados.

Com isso, comércios grandes e pequenos estão aderindo às vendas online. E você? Já está usando essa nova realidade ao seu favor e garantindo maior lucratividade para seu negócio?

Se você quer entender mais sobre o assunto e aprender como fazer as estratégias darem certo, continue lendo e vamos saber mais sobre o assunto a seguir.

O que é Venda Online?

Venda Online

A venda online é uma categoria do comercio um tanto nova, afinal, já pouco tempo atrás, o acesso à internet era bastante limitado. Contudo, é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos e continua em expansão.

A pioneira nesse mercado foi a Amazon, ainda no ano de 1995, que se tornou uma gigante hoje.

O fato é que no princípio, as pessoas ainda tinham muito medo de comprar online, mas com a popularização do acesso à internet, isso mudou.

Assim, as vendas através da internet são uma forma prática que consumidores e empresas tem de chegarem um ao outro, além de ser mais acessível e possibilitar a diminuição de custos.

Como Vender Online?

Para que se faça venda online, é preciso entender melhor como tudo funciona, considerando aspectos como distribuição logística e estoque. Isso porque funcionam de maneira diferente das lojas físicas.

Para que o processo aconteça, você precisa de uma plataforma na qual irá disponibilizar seus produtos aos clientes.

O cliente, por sua vez, irá escolher os produtos desejados, montar um carrinho e fazer o pagamento. Com o pagamento confirmado, você envia os produtos ao comprador.

Para ter tudo isso funcionando, é necessário uma boa plataforma de vendas online, lembrando que as opções são variadas.

Com isso, você não precisa reinventar a roda. Ela oferece tudo o que você precisa com a segurança necessária.

Vantagens de Trabalhar Vendas Online

Se comparadas com o mercado tradicional de lojas físicas, as vendas online podem ter uma série de vantagens incríveis. Veja:

  • Investimento menor: montar uma loja física exige muito mais recurso que montar uma loja virtual e a equipe também é menor.
  • Mais alcance: quando você está na internet, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderá encontrar você. Diferente de lojas físicas que tem o alcance mais limitado pela geografia.
  • Atuando conforme demanda: produtos mais caros ou específicos podem ser encomendados pela empresa de acordo com a demanda do mercado.
  • Profissionalismo: uma marca com perfil online e que faz vendas pela internet é considerada muito mais profissional no mercado.
  • Mais vendas: o marketing digital ajuda a aumentar as vendas online, guiando os clientes por um caminho mais assertivo que culmina em uma venda.
  • Disponibilidade: uma loja física tem horário de funcionamento, mas uma loja online, com um sistema de vendas bem implementado, pode vender 24 horas por dia.
  • Incentivo a comprar mais: como as compras online costumam cobrar frete, os clientes normalmente compram mais para aproveitar a taxa. Algumas lojas ainda ofertam frete grátis para compras acima de um valor determinado.

Formas de Vender Através da Internet

Vendas na Internet

Embora seja uma tendência crescente, a verdade e que trabalhar com vendas online não é algo simples, exigindo bastante determinação, foco e, claro, planejamento.

Então, para que você possa ter bons resultados, veja algumas dicas excelentes:

  • Ter Seu Próprio Negócio

Estar na área de vendas online possibilita trabalhar sem sequer sair de casa, conquistando autonomia profissional e independência financeira.

Contudo, trabalhar dessa maneira exige mais disciplina do que trabalhando como empregado, ajudando você a se tornar mais profissional e valorizar mais o seu negócio.

  • Nicho

Definir seu nicho é algo essencial, pois quando se está começando, é difícil competir com os grandes. Sendo assim, segmentar é preciso!

A dica é estabelecer um nicho bem específico e de menor concorrência, para que você consiga montar seu planejamento.

  • Plano de Negócios

Para qualquer que seja o empreendimento, ter um bom plano de negócios é essencial. Com ele, você poderá definir as atividades do seu negócio e outros detalhes que guiarão seus passos no empreendimento.

Como Fazer uma Loja Online?

Se você já tem as definições do seu negócio e um bom planejamento, é o momento de começar a colocar as mãos na massa e criar a sua loja online. Para isso, basta seguir alguns passos simples que podem ser extremamente úteis, veja:

  • Configuração

A primeira coisa é definir a plataforma que será usada, para então começar a configurá-la de acordo com as suas necessidades. Para não ter o trabalho de criar uma loja do zero, muitas pessoas optam por sites como Mercado Livre.

Contudo, você ainda pode criar seu site próprio ou usar as redes sociais para ter uma página de vendas.

Outras ferramentas também já criam sites de vendas online de forma facilitada, com ferramentas e funcionalidades simples, como o WIX

  • Site Amigável

Certamente você já entrou em algum site confuso, teve dificuldade de encontrar o que procurava e acabou desistindo do que queria, não é mesmo?

Ter um site amigável é essencial para que os seus clientes possam tem uma boa experiência.

É importante que o seu site seja acessível, responsivo e fácil de usar, dispondo de link para FAQs, opção de adicionar os itens ao carrinho com poucos cliques, formulários simples, apenas com informações essenciais e etc.

Mais do que isso, é importante que o seu site fale com a sua persona de forma clara, sem informações pela metade.

O design da página também é um recurso que contribui muito para a experiência do usuário.

  • Conteúdo

O conteúdo que você oferece impacta diretamente nos resultados das suas vendas, pois ajudam a convencer as pessoas a tomarem a decisão de compra.

Aprender a usar as ferramentas de marketing de conteúdo é uma ótima forma de assegurar melhores resultados para as suas vendas online

Isso sem falar que ainda contribui para o posicionamento da marca, descrição dos produtos e outros.

  • Otimização SEO

A otimização por SEO é imprescindível também, pois fará com que o seu empreendimento chegue até os motores de busca e possa ser encontrado em pesquisas relacionadas.

As palavras-chave são essenciais nesse processo de otimização para vendas online. Elas são o melhor recurso para que seja possível se posicionar corretamente no mundo online.

O uso de tags, meta-description e heading tags também é muito importante. Elas contribuem para que o algoritmo faça a indexação da página de acordo com o conteúdo que oferece.

  • Técnica de Copywrithing

Essa excelente técnica, especialmente para vendas online, possibilita aumentar as chances de venda. Isso porque ela funciona basicamente como o discurso de um vendedor, ajudando a guiar o cliente até a decisão de compra.

Esse tipo de texto ajuda a inspirar, favorece a criação de uma identidade com a marca e ainda motiva a compra, estreitando os laços de relacionamento.

  • Busca Local

Com a internet, qualquer empresa tem a possibilidade de atender o mundo todo, fazendo o envio de seus produtos para qualquer parte do globo.

Contudo, se você está começando, pode ser uma boa ideia começar com uma ação mais local mesmo.

Dessa forma, você terá mais controle sobre as burocracias necessárias e custos de envio. Isso sem falar que se torna mais simples de gerenciar o estoque tendo um público geograficamente mais selecionado.

  • Prospectando Leads

Manter uma boa comunicação com os clientes e um ponto fundamental para quem trabalha com vendas online. Assim, é importante considerar que todas aquelas pessoas que se tornaram leads já são clientes em potencial.

Dessa forma, é importante investir em prospectar a marca para conseguir leads e aumentar constantemente a sua chance de ganhos e de resultados de vendas.

  • Lista de E-mails

Quando você consegue convencer as pessoas a darem seus e-mails para você, poderá montar uma lista, que será o tesouro mais precioso do seu negócio.

Com esses endereços, você terá acesso direto às pessoas, podendo criar ótimas e variadas campanhas de marketing a fim de atingir o seu objetivo naquele momento.

Essas mensagens podem servir para informar novidades, para dar descontos únicos, para divulgar as promoções, aprofundar o relacionamento e até mesmo oferecer benefícios exclusivos, como pré-lançamentos.

  • Faça Vendas Online Usando o Remarketing

Melhor do que conquistar um novo lead do zero é usar estratégias para engajar novamente um lead que, por alguma razão, saiu antes de fazer a compra.

Certamente você já montou um carrinho de compras em algum site e depois foi embora sem finalizar, não é mesmo?!

Nessas situações, é possível fazer um anúncio de remarketing para a pessoa, lembrando-a que seus produtos ainda estão disponíveis ou reservados. Há páginas de vendas online que ainda oferecem descontos para que o cliente volte e conclua a compra.

  • Monitoramento de Resultados

Para que se tenha resultados, é preciso estar de olho nos números e acompanhando as métricas. Como você vai saber se uma ação deu certo se não mensurar os resultados que ela ofereceu?

Monitorando os resultados é possível identificar problemas, diminuir os custos, pois terá ações de marketing que realmente funcional, e ainda poderá realizar um planejamento para as suas próximas ações.

Problemas relacionados a logística e estoque também podem ser resolvidos ou minimizados pelo acompanhamento preciso das métricas.

Para conseguir isso, o Google Analytics pode ser uma excelente ferramenta.

  • Pós-Vendas

Quando o assunto é marketing digital, é consenso que manter um cliente já conquistado é muito mais barato do que conquistar um cliente do zero.

Por isso a etapa do pós-vendas é tão importante, pois ajuda a manter o relacionamento ativo, mostrando que o cliente é importante mesmo que já tenha feito a compra.

Então, procure acompanhar o cliente, nutrir a relação para que ele volte sempre porque entende que o seu negócio oferece exatamente o que ele precisa.

Lembre-se que a equipe da central de atendimento também deve estar sempre pronta para dar aos clientes o suporte necessário, resolvendo problemas e oferecendo soluções eficientes te verdade.

Uma compra excelente pode ser completamente arruinada com um pós-vendas inexistente ou ineficiente.

  • Chat e FAQs

Esses recursos são de extrema importância para as vendas online. Ter um chat online ativo garante que os clientes possam tirar suas dúvidas na hora que elas surgem, sem sair do site e sem dar tempo para que desistam da compra.

A página das FAQs (Frequently Asked Questions – Perguntas frequentes), por sua vez, ajuda a diminuir a quantidade de atendimentos no chat, pois muitas questões comuns podem ser previamente respondidas por ali mesmo.

Ferramentas Para Criação da Anúncios

Ferramentas de vendas pela internet

Assim que o seu site de vendas estiver online, é preciso pensar nas estratégias de divulgação, para que as pessoas consigam saber que sua página existe.

Além de ranquear organicamente nos mecanismos de busca usando as técnicas de SEO, você também pode usar estratégias pagas para a geração de tráfego.

Vamos conhecer a seguir algumas delas que poderão proporcionar excelentes resultados:

  • Faça Vendas Online Com Google Ads e YouTube Ads

Essa ferramenta é uma das mais antigas e mais eficientes que há, além de ser extremamente popular. Ela ajudará você a veicular seus anúncios pagos, chegando a um grande número de pessoas.

você ainda poderá configurar vários tipos de anúncios tanto no Google, quanto no Youtube, que são exibidos em sites de destaque que oferecem seus espaços para publicidade e em canais grandes do Youtube.

O sistema todo funciona muito bem e gera ótimos resultados comprovados. Por isso, é importante procurar entender bastante sobre ele e então investir nas ações corretas.

  • Facebook Ads

Esse também é um recurso que ganhou muito espaço nos últimos anos, sendo uma excelente forma de divulgação.

O bom é que o recurso usa as informações dos usuários das redes sociais, sendo possível adicionar filtros relacionados aos interesses do usuário, seus hobbies e outros bastante específicos.

  • Instagram

É a mesma estratégia, porém voltado para a plataforma do Instagram, essa ferramenta ajuda a aumentar a abrangência dos seus produtos e aumentar as suas vendas online.

Mais do que isso, você pode usar as hashtags e outros recursos de segmentação que são excelentes para potencializar os resultados.

Conclusão

Para finalizar, é preciso entender que um negócio online exige muita dedicação e foco. Contudo, e preciso também dominar as ferramentas disponíveis e usá-las ao seu favor.

Dessa forma, você poderá conseguir excelentes resultados do comercio virtual, que é a tendência de vendas que mais cresce nos últimos tempos.

Aproveite essas dicas e consiga os melhores resultados com as suas vendas online!

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