Como Trabalhar em Casa? [( Descubra 22 Maneiras Simples )]

Trabalhar em casa é um sonho para muita gente, mas antes de começar é essencial deixar bem claro que não existe mágica e não tem nada dessa história de ganhar dinheiro fácil não.

No entanto, também não é um bicho de sete cabeças quando você conhece técnicas e boas opções para atuar na área. Então, se você está mesmo pensando em trabalhar em casa, mudar de vida e ser seu próprio patrão, você chegou ao lugar certo, pois é exatamente sobre isso que falaremos a seguir.

Por que trabalhar em casa?

Trabalhar em Casa e Ganhar Dinheiro

O ambiente de trabalho, em muitos casos, é extremamente competitivo e nem sempre é simples ter de se submeter às vontade de caprichos de superiores abusivos e desagradáveis.

Alguns ambientes de trabalho são tão hostis que as pessoas até adoecem, tanto mental quanto fisicamente.

Não é surpresa que uma série de estudos e pesquisas mostram que os funcionários se tornam mais felizes trabalhando em casa ou de forma remota, se comparado com aqueles que passam o dia no escritório.

Mais do que isso, o tempo perdido no deslocamento para o local de trabalho pode ser usado já na produção, possibilitando liberar-se as incumbências mais cedo e ter tempo para o que gosta.

Acontece que até bem pouco tempo atrás, a possibilidade de trabalhar em casa não era uma realidade para muitos, mas com os avanços tecnológicos, isso está se tornando cada vez mais factível.

O fato é que as vantagens são muitas e vamos conhecer algumas delas à frente.

Vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode ter uma grande variedade de vantagens e não é à toa que essa modalidade de trabalho vem crescendo ano após ano, sendo uma das alternativas mais escolhidas pelos jovens hoje em dia.

A seguir, vamos ver algumas das vantagens que você pode ter ao trabalhar em casa:

  • Flexibilidade de horários

Para quem tem disciplina, essa flexibilidade é muito vantajosa, pois possibilita otimizar o tempo de produto e ajustar as tarefas de acordo com as necessidades e possibilidades do dia.

  • Comodidade

Já pensou não ter que sair de casa naquele dia que está caindo uma tempestade? Não ter que pegar o transporte público lotado ou dirigir por horas até chegar ao seu local de trabalho?

O conforto e a comodidade de trabalhar em casa são um dos pontos mais importantes, possibilitando que você passe o dia de pijama se preferir.

  • Economia

Transporte, alimentação, custos com estrutura física e o mais importante: tempo!

Trabalhando em casa você pode economizar recursos o seu precioso tempo, convertendo as horas de deslocamento em coisas que você realmente quer fazer, como ler um livro, ficar com quem você gosta ou apenas descansar.

  • Outros

Você ainda ganhará mais qualidade de vida, terá mais tempo disponível para fazer o que gosta e terá menos pressão no seu dia a dia, afinal, será seu próprio chefe.

Desvantagens de trabalhar em casa

Nem tudo na vida são flores e você certamente já sabe disso, portanto, é importante saber que trabalhar em casa também tem as suas desvantagens, veja:

  • É essencial ter disciplina

Se você é do tipo desorganizado e procrastinador, pode ser que o trabalho em casa não seja uma boa opção. Isso porque é necessário disciplina para cumprir as tarefas do dia e manter os afazeres em ordem.

  • Isolamento

Muitas pessoas têm o ambiente de trabalho como um local para socializar, ver pessoas e ter contato social. Isso não acontece trabalhando em casa, pois normalmente é uma missão mais solitária.

Claro que você ainda terá os momentos de lazer e as redes sociais para ajudar com isso, mas é um ponto que deve sempre ser considerado.

  • Equilíbrio entre trabalho e vida social

Muitas pessoas que trabalham em casa por conta própria acabam trabalhando até mais do que se estivessem em uma empresa, até mesmo para ter uma renda extra, pois seus ganhos são diretamente proporcionais ao seu rendimento.

Se não houver um bom balanço entre o trabalho e vida social, pode ser problemático para a vida.

  • Trabalhar muito ou muito pouco

Dependendo da sua personalidade, há maior risco de que você acabe trabalhando mais ou acabe trabalhando de menos. Muitas pessoas não funcionam bem sem supervisão ao passo que outras mergulham fundo e vão para o outro extremo.

Veja 22 Ideias de Trabalhos Para Fazer em Casa

Dicas para trabalhar em casa

Agora que já conhecemos as vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa, vamos ver algumas ideias para quem quer começar e não sabe por onde:

2) Artesanato

Para quem tem habilidades manuais, o artesanato pode ser uma excelente alternativa. O melhor de tudo é que as opções são muitas as opções, sendo possível optar por crochê, sabonetes artesanais, costura, cerâmica, tecidos, mdf, gesso, pintura, escultura, bordado e o que mais a sua imaginação permitir.

Atualmente, cerca de 8,5 milhões de pessoas vivem de artesanato no nosso país e você pode ser mais uma delas.

Uma boa dica para quem está começando é pesquisar bem sobre as opções e, quem sabe, investir em um curso online mesmo, que ajude a trazer mais técnica para sua produção.

2) Monte um E-commerce

As vendas pela internet tendem a crescer cada vez mais, ano após ano, afinal, são uma opção prática e rápida de ter os mais variados produtos que se precisa.

As novas gerações, então, nem pensam mais em comprar em lojas físicas e isso mostra como esse nicho de mercado é importante.

Por isso, você pode também atuar nessa área criando a sua própria loja virtual. Atualmente, muitas pessoas criam até páginas de venda nas redes sociais mesmo, divulgando e vendendo o produto na mesma plataforma.

O investimento irá variar de acordo com o tipo de produto que você pretende oferecer, mas as opções são muitas e algumas podem ser iniciadas com um valor bem baixo.

3) Trabalhe em Casa Sendo um Redator Freelance

Saber escrever é uma ótima qualidade para quem deseja trabalhar em casa. Caso você se identifique com essa atividade e queira empreender na área e ganhar dinheiro online, saiba que você pode ser um redator freelancer, ou mesmo criar o seu próprio blog.

Isso porque um bom conteúdo pode ser muito valioso, inclusivo financeiramente falando. Por isso é que muitas pessoas buscam um bom redator, que possa desenvolver um material de qualidade e único.

Nesse caso, claro, é essencial ter uma escrita clara, gramaticalmente correta e entender de SEO. Com isso em mãos, você já pode empreender nessa área.

4) Importação de Produtos

Importar produtos é outra excelente opção para quem quer trabalhar de casa e ter um bom lucro. Isso porque os produtos importados são e sempre foram artigos de desejo no Brasil, sendo um mercado bem aquecido.

Mais do que isso, você pode comprar os produtos no exterior com um valor inferior ao do Brasil, revender e ainda garantir um bom lucro em cima de cada peça.

As importações podem ser desde produtos para casa até relógios, perfumes ou roupas, você que decide o que prefere.

5) Faça Doces Gourmet

Trabalhando com doces gourmet

Não há dúvida de que o último gasto que é cortado da vida das pessoas é aquele com a alimentação, portanto, atuar nessa área é praticamente uma garantia de sucesso.

Os doces gourmet estão bastante em alta atualmente, sendo uma ótima opção para festas, jantares e até mesmo presentar alguém importante.

No entanto, lembre-se sempre que além de uma boa apresentação, é essencial ter produtos de qualidade, com bom sabor e higiene. Seguindo essas regras, não há motivos para você não conseguir um ótimo dinheiro fazendo docinhos.

6) Ganhe Dinheiro em Casa com Edição de Vídeos

Fazer a edição de vídeos é uma outra excelente opção para quem quer trabalhar em casa. Certamente você conhece ou até acompanha uma série de youtubers e, além daqueles já bem famosos, há uma porção muito maior de aspirantes ao estrelato virtual.

O fato é que há muita gente produzindo vídeos, mas muitos não sabem como editar ou conseguir efeitos mais profissionais. Portanto, se você tem algum conhecimento ou gosta da área, essa é uma ótima opção.

O mercado é crescente e cada vez mais pessoas vão precisar de editores para seus vídeos ficarem perfeitos, com cortes, ajustes e tudo mais.

7) Trabalhe Como Programador

Claro que, assim como o trabalho anterior, para ser programador também é preciso um conhecimento bastante específico. Porém, o que não faltam são opções de cursos online para quem não domina muito o assunto ainda.

Se você já é formado na área, então, nada melhor do que escolher essa opção para poder trabalhar em casa, pois é ideal para isso.

Mais do que isso, é cada vez maior o número de empresas querendo aumentar sua presença online e desejando ter uma página própria.

Lembre-se, no entanto, que ter organização, disciplina e conhecimento são indispensáveis para ter sucesso na área.

8) Trabalhe Como Afiliado

O afiliado é aquele que trabalha divulgando produtos de outras pessoas em troca de comissões, que são pagas a cada venda realizada através do link próprio.

Sendo assim, podemos dizer que o afiliado age fazendo uma ligação entre o produtor e a pessoa que precisa do produto.

As estratégias de divulgação são bem variadas e você pode escolher as redes sociais, anúncios pagos, blogs, e-mail marketing e uma série de outras ferramentas e plataformas disponíveis.

O fato é que as possibilidades de lucro são enormes, bem como a variedade de produtos, tornando possível conseguir resultados excelentes ao trabalhar em casa com isso.

9) Casamentos e Festas

Não há dúvida que o mercado de festas ainda oferece uma grande variedade de opções a serem exploradas. Até porque, é grande o número de pessoas que não abre mão de uma celebração com tudo o que têm direito.

Mais do que isso, é um mercado amplo, pois as opções de festas são muitas: casamentos, aniversários, bodas, chás revelação, aniversários de animais de estimação e muito mais.

Cada evento possui suas peculiaridades e pode ser explorado de uma maneira única. Mais do que isso, boa parte da organização e planejamento pode ser feito de casa mesmo, bastando conseguir um bom contato de fornecedores confiáveis.

10) Como Trabalhar em Casa Como Assistente Virtual

Dicas para Trabalhar como assistente virtual

Uma prática extremamente comum no exterior, a assistente virtual está ganhando muito espaço no Brasil nos últimos anos. O melhor é que você precisa de equipamentos muito básicos para pode começar, tal como um computador com acesso à internet e um telefone (ou Skype mesmo).

Dependendo da sua pretensão ou experiência, é possível conseguir cargos até em grandes empresas, organizando agendas, digitando planilhas, contatando clientes e fornecedores, agendando reuniões e outros serviços que uma secretária faz normalmente.

O destaque é que tudo isso é feito da sua casa mesmo, por meio do computador e da conexão com a internet. Sem dúvidas, é uma forma muito econômica para a empresa e muito vantajosa para o assistente também.

11) Transcrição de Textos

Já pensou que algumas pessoas pagam para transcrever arquivos de áudio? Pois bem, a verdade é que pagam sim e pagam bem, sendo possível trabalhar em casa com um investimento inicial baixo.

Você pode receber um arquivo MP3 mesmo, ou pode ser contratado para transcrever o áudio de um vídeo mesmo.

Saiba que existem até softwares atualmente que ajudam com esse tipo de trabalho, embora seja preciso revisar tudo depois, claro. Ou você mesmo pode ir digitando ao passo que ouve.

O método é você que decide, mas se deseja trabalhar em casa, saiba que essa é uma excelente opção.

12) Trabalhar em Casa Como Designer

A importância do designer é muito grande, sendo uma profissão que acompanhou a evolução da comunicação entre os seres. Atualmente, com a era do digital, essa é uma área de atuação que pode ser muito rentável, visto que é bastante abrangente.

Por isso, as opções são variadas, sendo possível trabalhar com a criação de identidades visuais, materiais gráficos, animações, postagens para redes sociais, logomarcas, infográficos e muito mais.

A sua área de atuação dependerá da sua experiência, do que mais gosta de fazer ou do que acredita ser mais lucrativo. No entanto, a verdade é que trabalho não falta!

13) Consultoria

Esse tipo de trabalho tem como objetivo ajudar a nortear a ação de outras pessoas em diversas áreas da vida.

Sendo assim, se você vai aconselhar alguém, é essencial que seja um especialista na área de atuação, não é mesmo?!

Dessa forma, sem sair de casa, você pode prestar consultoria para pessoas que possuem menos experiência em uma determinada área na qual você é experiente.

Mais do que isso, a área é bem vantajosa pois você não precisa de um investimento inicial grande, bastando ter um bom dispositivo com acesso à internet de qualidade.

14) Dicas Para Trabalhar em Casa Como Fotógrafo

Trabalhar online como fotógrafo

Se você é um apaixonado por fotografia, certamente já pensou em ter seu próprio estúdio em casa, não é mesmo?! Para isso, tudo o que você precisa é de um ambiente da casa, uma iluminação adequada e, claro, uma boa câmera.

Assim, você já pode fotografar bebês, pets, casais, gestantes e mais uma grande variedade de público que procura por esse tipo de trabalho.

A dica para quem está começando é usar um fundo liso que tenha cores neutras, para ajudar a melhorar a qualidade da composição sem precisar investir em uma grande variedade de cenários.

Se quiser, compre ainda elementos para compor o ambiente de acordo com as fotos que pretende fazer.

15) Trabalhar em Casa com Costura

Antigamente, todos os bairros tinham pelo menos uma costureira, que era a responsável por ajustes e até confecção de pessoas de vestuário. Infelizmente hoje isso já não é mais dessa forma, mas não significa que as pessoas não precisam mais desses serviços.

Portanto, se você tem uma máquina de costura e habilidade, essa é uma excelente alternativa para trabalhar em casa.

Você pode criar peças de roupa, fazer ajustes, como bainhas, trabalhar com a customização de peças ou até mesmo fazer tudo isso junto.

Troca um zíper, customiza uma jaqueta e cria um novo vestido! Com habilidade e prática, tudo é possível!

16) Salão de Beleza

Você tem experiência com tratamentos capilares, corte, química e outros processos de embelezamento dos fios? Que tal ser seu próprio chefe e atender as pessoas conhecidas do bairro na sua cada mesmo?

Você pode oferecer desde os serviços mais simples, como um corte com máquina, até os mais elaborados, como descoloração, progressiva, selagem e outros.

Lembre-se que o investimento inicial irá variar de acordo com a gama de serviços oferecidos, claro!

O mais importante, claro, é qualificar-se bem para isso, afinal, química capilar precisa de muito conhecimento para que se evite uma tragédia.

Mesmo assim, como conhecimento certo, é possível conseguir uma excelente clientela e trabalhar em casa com toda a segurança.

17) Dropshipping

Para quem quer revender na internet, uma ótima ferramenta é o dropshipping, que possibilita que você tenha sua própria loja virtual sem que precise comprar nenhum produto e nem montar estoque.

A técnica funciona assim: você escolhe um bom fornecedor e anuncia os produtos dele no seu próprio e-commerce com uma margem de lucro. Quando um cliente fizer a compra na sua loja e pagar, você irá fazer a encomenda do seu fornecedor.

No momento da compra do fornecedor, você já informa os dados de envio do seu cliente e o produto será enviado diretamente para ele. O lucro é seu!

A grande vantagem dessa prática é que você não precisa ter e gerenciar estoques e nem precisa se preocupar com os envios. É tudo muito prático e o lucro é garantido!

18) Trabalhar em Casa Desenvolvendo Jogos e Games

Atualmente é cada vez mais necessário pessoas que saibam desenvolver games, jogos e apps, com o crescente uso da tecnologia no nosso dia a dia.

Por isso é que o mercado de desenvolvimento de jogos e games está cada vez mais aquecido, procurando por mão-de-obra de qualidade.

Portanto, se você tem conhecimento na área ou gostaria de aprender, essa é uma excelente oportunidade para empreender e trabalhar em casa. No entanto, lembre-se que é preciso aprender bastante e ser dedicado para que seja possível dominar as ferramentas importantes.

No começo também pode ser complicado conseguir clientes grandes, mas com o tempo e dedicação, certamente você conseguirá criar projetos incríveis e receber muito bem para isso!

19) Designer Gráfico para Mídias Sociais

A quantidade de oportunidades que existem na área de quem trabalha com design gráfico é enorme, incluindo a opção de atuar com mídias sociais.

Acontece que todo o negócio digital tem site e redes sociais, que precisa ser alimentadas de uma forma atraente e com qualidade.

Por isso é que não é difícil encontrar trabalho nessa área, sendo possível até mesmo ser contratado por uma empresa para fazer toda a estratégia de redes sociais dela.

A verdade é que esse é um mercado que só cresce, dia após dia e é por isso que a oportunidade para quem quer trabalhar em casa é excelente

20) Tradutor

Lucrar com tradução

Para trabalhar com tradução, claro, é preciso dominar ao menos dois idiomas, a fim de conseguir realizar o trabalho corretamente.

Vale lembrar, no entanto, que o indicado é sempre fazer a tradução da língua estrangeira para a língua nativa e nunca o contrário, afinal, ninguém domina tanto o idioma quanto um nativo mesmo.

Isso porque, muitas vezes, as traduções não são tão literais, sendo necessário contextualizar o que está sendo dito para que não perca totalmente o sentido.

Embora possa parecer complicado, nada como a prática para exercitar as habilidade.

Um grande destaque vai para o caso de você dominar uma outra língua que não seja o inglês, pois é menos comum e pode gerar ganhos mais altos.

21) Dicas Para Trabalhar em Casa com Youtube

Se você sempre sonhou em ser Youtuber e quer trabalhar em casa, essa é a sua grande oportunidade, pois é o tipo de conteúdo que vem sendo cada vez mais consumido.

No entanto, embora pareça uma atividade de glamour e mimos recebidos, a verdade é que há muito trabalho por trás, procurando entender o que o público quer, criando pautas, fazendo pesquisas, gravando vídeos, editando, gerando tráfego e muito mais.

No entanto, quando o trabalho é bem feito, não tenha dúvida de que as chances de lucro são extremamente altas. Portanto, não tenha dúvidas de que é uma ótima oportunidade para atuar.

22) Copywriting

Quem domina a técnica de copywrithing tem o poder de persuasão na escrita. Assim, você pode gerar conteúdos para você mesmo ou ser contratado para desenvolver materiais focados na venda, gerando conversões para os seus clientes.

No entanto, claro, é preciso estudar bem as técnicas desse método, para que seja possível oferecer um trabalho de qualidade, persuasivo e que valha mesmo para o cliente aumentar suas vendas.

Por outro lado, quando você aprende, o céu e o limite para o que você pode conseguir atuando nessa área.

Pois bem, agora você já sabe tudo sobre trabalhar em casa, vantagens e desvantagens e mais 22 opções para começar agora mesmo a empreender e ser sue próprio chefe. Aproveite!

2 Comments

  1. Iago Almeida

Deixe seu comentário