Pesquisa de Mercado: O que é, e como fazer? [Guia Completo]

Para qualquer empreendimento que deseje se manter competitivo e ativo no mercado hoje, é indispensável apostar em uma boa pesquisa de mercado.

Isso porque se trata de um processo muito benéfico aos negócios, capaz de oferecer uma série de dados que são imprescindíveis para que seu negócio possa se desenvolver corretamente.

De fato estamos em uma era onde os dados guiam a maior parte das ações de marketing e as ferramentas disponíveis oferecem métricas detalhadas e precisas para quase todo o tipo de informação necessária.

Contudo, a forma mais eficiente de compreender a fundo o comportamento do mercado e sua natureza, é através das pesquisas e análises realizadas previamente.

Isso irá possibilitar a você uma enorme diminuição da margem de erro na tomada de decisões relacionadas às ações que serão implementadas.

Em outras palavras, podemos dizer que a pesquisa de mercado é o recurso perfeito para quem quer conseguir identificar claramente as oportunidades disponíveis e minimizar seus riscos, independentemente do estágio da vida que a empresa se encontra.

Contudo, nem sempre é tão simples implementar essa pesquisa, visto que existem muitos e muitos aspectos que precisam ser considerados. Por isso mesmo é que agora vamos entender tudo a respeito desse assunto.

Entendendo o que é uma Pesquisa de Mercado

Pesquisas de mercados

Uma boa pesquisa de mercado, nada mais é do que uma ferramenta que irá ajudar você a entender qual é a realidade do mercado no qual você está inserido atualmente.

Através dela, se torna possível elevar e ampliar a afetividade das suas ações para o seu negócio.

Isso quer dizer que você terá em mãos todas as informações necessárias e importantes que vão auxiliar sua empresa a conseguir tomar as decisões mais acertadas e seguras.

Os dados incluídos na pesquisa de mercado podem ser os mais variados, dependendo das necessidades. Pode-se considerar desde pesquisas de comportamento e hábitos do mercado em si até levantamentos referentes ao benchmarking de outras empresas.

Para obter essas informações é possível usar duas técnicas:

  1. Pesquisa Primária

É quando a pesquisa é feita pela sua própria empresa, que é quem fará uso dos dados obtidos. Ela também pode ser feita por um profissional que seja contratado apenas para essa finalidade.

  1. Pesquisa Secundária

É o tipo de recurso que coleta e analisa dados por meio de terceiros, tais como profissionais e empresas que sejam especializadas na área.

Nesse caso, estão incluídos artigos, relatórios e guias que são publicamente oferecidos por outras empresas.

Passos Para Realizar uma Pesquisa de Mercado

De uma forma geral, as pesquisas de mercados que seguem linhas mais tradicionais são compostas por formulários, que são respondidos por meio de entrevistas, internet ou mesmo por correspondência.

Considerando isso, vamos ver a seguir quais são os passos iniciais para desenvolver uma boa pesquisa de mercado:

  • Objetivo: é imprescindível definir corretamente o objetivo da pesquisa, que pode ser aumentar a variedade de produtos, melhorar a competitividade pelo preço, aumentar a abrangência e outros.
  • Público-alvo: definição do seu público-alvo, que pode ser fornecedores de insumos, clientes, consumidores finais, varejo, atacado e etc.
  • Roteiro: se trata do formulário em si, que será usado para conduzir a pesquisa corretamente.
  • Amostragem: a quantidade de pessoas que serão consideradas na pesquisa (quantia de entrevistados).
  • Aplicação: é a realização da pesquisa em si, coletando os dados necessários.
  • Análises: quantificação e qualificação dos dados obtidos para a obtenção de respostas e definição de panoramas.

Esse é um tipo de pesquisa amplamente utilizado e o motivo é que oferece resultados bastante satisfatórios se for corretamente aplicada.

Contudo, é importante lembrar que se trata de um modelo mais tradicional, sendo que já existem ferramentas de marketing digital que possibilitam conseguir uma série de dados ainda mais variados sobre o mercado.

Considerando uma boa estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, existe uma constante geração de dados, relacionados com a interação dos usuários e o comportamento dos leads.

Acontece que mesmo que seja fácil gerar um grande volume de dados e estatísticas através das ferramentas digitais, é preciso também saber analisá-los e direcioná-los pois, por si só, não garantem o sucesso de um empreendimento.

Então, a dica é sempre escolher com cuidado os dados que vão ser coletados e utilizados, para que se possa organizá-los corretamente e garantir que sejam usados da forma certa e no momento adequado, garantindo estratégias lucrativas!

A importância de Fazer uma Pesquisa de Mercado

Não é nada incomum que os empreendedores sempre tenham uma visão mais voltada para a inovação e acabam deixando a pesquisa de mercado de lado, pois acreditam que usar estratégias mais modernas é mais vantajoso para construir um negócio lucrativo.

Acontece que muitos desses acabam baseando apenas em seu concorrente direto, assumindo um grande risco e criando apenas mais um empreendimento como qualquer outro.

É preciso deixar bem claro que a pesquisa de mercado não é algo limitado a uma simples análise de concorrentes. Quando ela feita corretamente e bem orientada ao objetivo, pode oferecer uma variedade de dados muito úteis para criar um panorama bem amplo.

Para que um negócio posso se sair bem, é preciso conhecer e entender o panorama do qual ele faz ou fará parte, bem como suas estratégias e oportunidades ainda não exploradas.

Já no que diz respeito a inovação, saiba que as informações do estudo mercadológico também podem colaborar muito para que se tenha novas ideias. Isso sem falar que torna as ações mais plausíveis e realistas.

Benefícios de Fazer uma Pesquisa de Mercado

Vantagens de fazer uma pesquisa de mercado

São muitos os benefícios que uma pesquisa de mercado bem feita pode proporcionar e vamos conhecer eles logo abaixo:

  • Compreender e avaliar a viabilidade de um novo negócio
  • Testar produtos, campanhas e novos serviços
  • Investigar novos nichos de mercado
  • Criação de segmentos inovadores
  • Captação de informações muito estratégicas
  • Desenvolver estratégias que sejam mais competitivas
  • Melhorar os processos internos de um negócio

Vantagens de Fazer uma Boa Pesquisa de Mercado

Já falamos bastante até agora sobre as inúmeras vantagens que a sua empresa pode obter ao realizar uma pesquisa de mercado adequada ao seu objetivo.

Acontece que mesmo com essa infinidade de objetivos, essa estratégia ainda é bastante deixada de lado e não recebe o seu devido valor.

Pensando nisso é que vamos falar um pouco mais a respeito de todas as vantagens possíveis, confira:

  1. Compreender as Estratégias Concorrentes

É necessário entender se há concorrentes no mercado e que estratégia cada um deles utiliza, a fim de entender o que já vem sendo feito atualmente e que resultados proporciona.

Mais do que isso, nada melhor do que avaliar os concorrentes para ter novas ideias e sair na frente.

  1. Entender Melhor o seu Público

A coleta de dados relacionados ao público-alvo do seu empreendimento é algo essencial para a construção das suas personas, que são representações semirreais do seu cliente potencial.

Ter esse entendimento em mãos é imprescindível para conseguir traçar boas estratégias, especificamente voltadas para quem dará os melhores resultados.

  1. Análise de Empreendimento Mercadológico

Para que um mercado funcione, precisa de uma série de fatores também estejam funcionando, como fornecedores, prestação de serviço, mão-de-obra, distribuidores e outros.

Basta um aspecto dessa grande rede falhar que todo o resto poderá ser afetado e sofrer as consequências.

Portanto, é crucial antecipar-se a isso e ter os dados corretos em mãos para que seja possível pensar e agir de uma maneira bem prática.

  1. Dimensionamento do Mercado

Analisando bem o mercado e seus consumidores, se torna totalmente possível encontrar novas tendências, avaliar o desempenho de produtos, prever que segmentos serão mais lucrativos e etc.

  1. Identificação de Carências e Oportunidades

Para quem quer empreender, toda a falta se torna uma oportunidade, pois pode ser a sua empresa a “tapar esse buraco” que o mercado apresenta.

Como a pesquisa mercadológica irá mostrar os pontos negativos e positivos da área em que você está, oferecerá também a oportunidade de identificar áreas que ainda não são bem atendidas, prevendo ou reconhecendo demandas.

Esse é o tipo de informação que pode mudar completamente o rumo de um empreendimento.

Melhores Ferramentas Para uma boa Pesquisa de Mercado

Melhores Ferramentas para fazer pesquisa de mercado

De fato existe uma grande variedade de ferramentas de ótimo desempenho que podem ser utilizadas para o levantamento de informações e análise de dados do mercado.

O melhor de tudo é que muitas delas também são gratuitas e vamos conhecer as melhores a seguir:

– Ferramentas Para Métricas

Para bons resultados, é essencial garantir que os dados e métricas são confiáveis, pois serão a base das ações da empresa. Vamos conferir algumas ótimas opções para isso:

  • Sebrae: referência no país em relação a conteúdos de pesquisas e orientações ao empreendedorismo
  • Think with Google: é um blog oficial da empresa e tem uma série de relatórios, artigos e ideias legais a respeito do mercado e das tecnologias.
  • Inteligência Rock Content: uma grande central de marketing no nossos país e que tem uma série de conteúdos e informações úteis.

– Analisando a Concorrência

Existem diversas plataformas que podem ajudar na análise dos concorrentes, a fim de entender como é a realidade do seu mercado por dentro.  Entenda que não há nada de errado em dar uma espiadinha nos concorrentes.

Vamos conhecer algumas ótimas ferramentas:

  • Websire Grader: analisa critérios de desempenho e é oferecida gratuitamente pelo HubSpot, possibilitando analisar detalhadamente o seu site e o dos concorrentes.
  • SemRush: é um ótimo recurso e possibilita comparar dois domínios que usem a mesma palavra-chave do seu negócio.
  • Buzzsumo: analisa não apenas o desempenho do conteúdo, como também das campanhas de seus concorrentes, possibilitando acompanhar suas publicações.

– Entrevistar Clientes

Saber o que seus clientes pensam é sempre uma das melhores maneiras de ter dados confiáveis para o seu negócio, sendo uma ótima fonte de informação.

Isso porque se essas pessoas são seus clientes, é porque já conhecem seu empreendimento bem de pertinho e são os mais qualificados para apresentar críticas.

Uma boa alternativa é incluir um formulário na sua página, usando algum plugn-in apropriado ou então escolher uma opção mais completa, como essas:

  • Opinion Box: empresa brasileira especializada em pesquisa online que conta com um time bem treinado.
  • Typeform: um recurso bem intuitivo de usar e bastante eficaz, sendo muito responsivo e agradável.
  • SurveyMonkey: com uma grande variedade de templates, possibilita a elaboração de questionários mais personalizados, de acordo com suas necessidades.

Tipos de Pesquisas de Mercado

O tipo de pesquisa de mercado escolhida pode variar um pouco, pois são sempre orientadas de acordo com objetivo estabelecido, o perfil do público e a forma com que será feita.

Vamos conhecer os tipos mais usados:

  • Presença da Marca

O foco das análises é voltado inteiramente para a marca, pois o objetivo é identificar a importância da marca diante e seus concorrentes, bem como conferir seus pontos positivos e negativos em relação aos demais.

  • Hábitos de Consumo

Aqui o foco é inteiramente direcionado ao público da marca analisada e tem o objetivo de conhecer melhor o cliente, considerando suas informações de consumo.

Essas informações são importantes para que as empresas possam identificar suas demandas desconhecidas.

  • Satisfação do Consumidor

Saber o nível de satisfação do consumidor é algo essencial, pois são eles que decidirão as empresas que vão se manter no mercado ou não. Então, podemos dizer que esse recurso é mais um tipo de feedback mesmo.

São poucos os consumidores que usam os canais de atendimento de uma empresa para fazer elogios e/ou críticas. Por isso é que desenvolver uma pesquisa voltada especialmente para a obtenção dessas informações é tão importante.

  • Satisfação do Colaborador

Se você imaginasse o número de empresas que não dá o devido valor para as pesquisas internas, você se surpreenderia. Bem, nesse caso, o foco da pesquisa é justamente a equipe que faz com que a sua empresa seja o que é, para ver como anda o seu nível de satisfação.

É importante lembrar que uma equipe mais feliz e motivada oferece resultados muito melhores sempre e isso se reflete também nos seus ganhos.

Mais do que isso, uma equipe desalinhada e trabalhando em ritmos diferentes pode resultar na perda de desempenho, dificuldade nos processos e vários outros reflexos negativos para seu negócio.

Para finalizar, lembre-se que a pesquisa de mercado é o recurso que pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio, portanto, não deixe de usar essa ferramenta ao seu favor!

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