Networking: [O que é, E qual a Importância Para seu Negócio]

Atualmente, o networking é um recurso essencial para quem quer se destacar profissionalmente, especialmente em algumas áreas do nosso mercado atual.

Em suma, networking é a prática de construir uma boa rede de contatos profissionais, para que seja possível trocar experiências e também informações que ajudem a conseguir melhores oportunidades para ambos por meio da construção de um bom relacionamento.

Para aqueles que trabalham com vendas, por exemplo, é essencial ter bons contatos, a fim de encontrar as melhores oportunidades de trabalho possíveis.

Contudo, a fim de que se torne possível tirar o melhor resultado dessa estratégia de mercado, é imprescindível ficar bem atento e prestar atenção a alguns pormenores que nem todo mundo ensina por aí.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre networking, o que é, como funciona e de que maneira irá ajudar você a conseguir o sucesso que deseja para o seu empreendimento e vida profissional.

Mas Antes, Vamos Entender o que é Networking

O que é Networking

Pois bem, em outras palavras mais simples, o networking nada mais é do que a rede de contatos. Isso significa o ato de semear boas relações profissionais nos mais variados ambientes, lembrando que essas relação são úteis para os mais variados fins no meio profissional.

Por meio delas, é possível estabelecer ou aprofundar relações comerciais, fortalecer amizades e até mesmo conseguir novas oportunidades de trabalho.

Claro que muitos consideram o networking como algo fake ou até uma relação forçada, mas a verdade não é nada disso. Você não tem de forçar nada, somente criar vínculos naturais com pessoas afins para que ambos se beneficiem.

Com isso, todo mundo ganha!

Além disso, cultivar bons relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais, é algo essencial para a vida de qualquer um e traz benefícios incríveis.

Por que o Networking é Essencial Para o Mundo dos Negócios?

De uma forma geral, se pensa no networking apenas como uma forma de fazer contatos e ter um círculo social mais amplo no meio dos negócios. No entanto, é preciso entendê-lo também como sendo o conjunto de pequenas ações que aproximam pessoas.

Assim é possível unir indivíduos que, até aquele momento, sequer sabiam da existência uns dos outros. O fato é que estamos fazendo isso a todo o momento, seja no nosso trabalho, no nosso meio familiar ou até mesmo em um momento de lazer.

O que a maioria das pessoas não se dá conta é que essas ações podem estar ligadas a uma grande variedade de aspectos da nossa vida e não apenas à parte social.

Certamente você já ouviu falar que estamos apenas a 6 pessoas de distância de qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

Então, se faz necessário parar para pensar onde você está depositando o seu tempo. De que forma está investindo e cultivando as relações profissionais e qual a influência de cada uma delas para a carreira profissional.

Tendo isso em vista, agora vamos entender mais detalhadamente como é que o networking possui um papel tão importante nas relações profissionais e de que forma ele pode possibilitar que você atinja seus objetivos.

  • Profissional

Com toda a certeza, compartilhar o seu dia, sua rotina e suas tarefas com pessoas que são inspiradoras é uma prática que pode transformar a sua vida e despertar o seu potencial de criação constantemente, levando ao aprimoramento contínuo das suas ideias e pensamentos.

A melhor forma de fazer isso é se conectando com pessoas e conseguindo ótimas oportunidades de crescimento, aperfeiçoando seus conhecimentos, para que seja possível chegar a um outro nível na sua vida profissional.

Contudo, não fique achando que o networking é uma via de mão única e nem se sinta mal achando que você vai estar se aproveitando de alguém. Nesse tipo de relação, ambos os lados têm vantagens visto que se baseia na TROCA de ações, conhecimentos e também informações relevantes.

Se você quiser sair ganhando sempre, dificilmente vai conseguir sucesso em qualquer aspecto da sua vida, afinal, o seu redor faz toda a diferença.

Mais do que isso, estudos comprovam que o êxito que uma pessoa pode conquistar na sua carreira tem uma ligação imediata com os relacionamentos que ela conseguiu semear ao longo da sua jornada.

Dessa forma, podemos afirmar que ter uma boa rede de contatos profissionais já deixou de ser um recurso opcional e se tornou algo obrigatório para quem quer uma carreira bem sucedida.

  • Empreendimentos

No mundo corporativo e empresarial, o networking também é indispensável, especialmente para quem está começando e ainda precisa dar os seus primeiros passos na organização do empreendimento.

Nesse caso, a melhor saída é procurar parceiros que compartilhem com você as mesmas visões e objetivos. Isso é o passo inicial a ser tomado, antes mesmo de se posicionar e determinar qual será a sua oferta de mercado.

Alguma vez, por exemplo, você já planejou fazer uma viagem de férias com seus amigos? Já programou com os eu grupo de amizade de comprar as entradas para aquele show ou até mesmo de fazer uma festa?

Viu?! Esse é um tipo de relação que é bastante comum na vida pessoal, mas que pouquíssimas pessoas levam para os negócios. Dessa forma, o princípio é precisamente esse: se torna fácil e simples estabelecer uma relação e agradar pessoas com as quais nos identificamos.

Então, a pergunta é: por que não usar também esses recursos para fortalecer o seu empreendimento e a sua imagem profissional?

  • Fortalecimento da Imagem Profissional

Contudo, fica o alerta que, claro, nas relações profissionais o foco é outro, ou seja, estabelecer relações bem estruturadas e com as pessoas certas, tendo como foco sempre os resultados que podem ser alcançados.

Imagine que você atua profissionalmente em uma determinada área do mercado e faz uso as mídias sociais para expor seu negócio, os trabalhos que você desenvolve e os resultados que alcança.

É provável que alguém que precisa de um serviço como o que você faz, ou souber de alguém que precise, ela vai lembrar de você e até indicar seu serviço.

Portando, a grande questão é pensar de que forma você está se relacionando com essa rede e quais são as oportunidades que você vê que estão disponíveis. O mais importante não é vender e forçar a venda a todo custo, mas sim ser lembrando quando a necessidade surgir.

Leia também: O que é, e para que serve Copywriting

Dicas Para Fazer um Bom Networking

Tudo sobre Networking

Até agora falamos a respeito da importância do networking e como ele pode ajudar você a alcançar os resultados que deseja para a sua vida profissional e para os eu empreendimento.

É possível que você já tenha ouvido, ou até mesmo vivenciado, a história de uma pessoa que conseguiu um novo emprego melhor porque criou boas relações nos lugares em que trabalhou anteriormente.

Ter bons contatos e relações é essencial para alavancar a sua vida e ter os resultados que você tanto espera no âmbito pessoal e também profissional

Dito isso, vamos conhecer e entender algumas dicas que serão incrivelmente úteis para quem deseja fazer networking de uma forma natural e eficiente:

  • Se faça notar

Certamente você já ouviu a frase que diz que “quem não é visto, não é lembrado”? Saiba que é uma grande verdade e é por isso que você precisa apostar em aumentar a sua visibilidade.

Atualmente, a melhor e mais acessível forma de fazer isso é através das redes sociais. Portanto, cuida para que estejam sempre atualizadas e aposte na produção de conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público.

Fora do ambiente virtual, também é importante investir no networking, então, se encontrar uma pessoa que não vê há tempos, converse um pouco.

  • Mostre utilidade

Com toda a certeza, ajudar as pessoas é uma das melhores formas de iniciar, bem como de ser lembrado.

Contudo, lembre-se que essa ajuda deve ser autêntica e nunca forçada, mas com o intuito de reforçar e manter o relacionamento profissional.

Verifique entre seus contatos quem são as pessoas que você pode prestar algum auxílio sem interesse e sem esperar nada em troca. Um dia, esse feito pode voltar para você!

  • Relacione-se com pessoas afins

Para ter um bom networking é essencial que você se relacione com aquelas pessoas que tem interesses e objetivos em comum com os seus. Nem sempre precisa ser alguém da mesma área de atuação. Podem ser de áreas complementares.

O mais importante de tudo é que você crie relações com pessoas que possuem os mesmos interesses. Com isso, fica mais fácil manter sua rede atualizada e constantemente estimulada.

  • Criatividade e sinceridade sempre

Se você deseja fortalecer um relacionamento profissional, precisa encontrar uma forma de se sobressair. Isso significa muito mais do que simplesmente estar presente lá, mas sim encontrar uma forma de se distinguir da massa.

Ser autêntico é uma ótima maneira de conseguir isso em um meio onde todo mundo é apenas “mais do mesmo”.

A autenticidade é uma ferramenta muito útil e ajuda a atrair pessoas ao invés de você ter que se aproximar de cada uma delas buscando um benefício próprio, que não é a atitude mais indicada.

  • Ative seus contatos

Muitas vezes fazemos um curso ou vamos a um evento e trocamos contatos com pessoas que podem ser interessantes para os negócios. Acontece que muita gente, depois desses eventos, nunca mais recorre a esses contatos e não evolui a relação.

Portanto, seja você a dar esse primeiro passo, sempre lembrando de fazer isso de uma maneira natural e que não seja invasiva. Fomente esses contatos que você conseguiu e trabalhe para estabelecer uma relação legal na qual ambos se beneficiem profissionalmente.

Aprenda a Diferenciar e Aumentar o seu Networking

Pessoas conversando

Pois bem, aqui vai um fato: possivelmente você acredita que já possui uma rede de contatos bem consolidada ou que está no melhor caminho para isso.

Pois bem, pode até ser que esse seja mesmo o seu caso, mas o que acontece é que a maioria das pessoas não nutre esses relacionamentos como deveria e, quando precisa, vê que sua rede não é tão sólida assim.

Calma, isso não significa que você tem que trabalhar nisso diariamente, constantemente e permanentemente, mas é essencial que você trabalhe de forma a ser lembrado com frequência.

Tendo isso em conta, vamos conhecer a seguir algumas excelentes dicas para manter o seu networking sempre ativo e consolidá-lo cada vez mais:

Eventos

Sempre que possível, participe de eventos que contam com pessoas que integram suas áreas de interesse e atuação. Essa é uma ótima forma de criar novos relacionamentos e estimular os antigos.

Mais do que isso, esse tipo de atitude é excelente para fortalecer a sua identidade e imagem no mercado.

Esteja presente

O que isso significa? Significa que a sua presença deve ser uma constante em todos os meios onde isso for possível. Não adianta aparecer somente no momento em que você precisa de alguma coisa, pois essa é melhor estratégia para destruir sua rede rapidamente.

Comunicação e Propósito

É essencial saber se expressar e conseguir comunicar de uma maneira precisa e simples o que você deseja falar. Lembre-se sempre que as pessoas precisam entender de cara quais são as suas intenções.

É indispensável expor os seus objetivos para as pessoas que estão próximas de você e com as quais você tem aquela afinidade.

Compartilhamento

As ideias existem para serem executadas, porém antes disso, nada mais benéfico do que compartilhá-las, oferecendo espaço para que os outros opinem também.

Essa é a melhor forma de crescer, se consolidar e executar negócios que sejam maduros, seguros e com maiores chances de sucesso. Muitas vezes, uma ideia é boa somente na cabeça da gente, mas quando sai do papel, não tem o mesmo efeito.

Expor e compartilhar ajuda muito nesse sentido.

Seja interessante e Tenha Integridade

Mas como ser interessante? Leia mais, estude bastante, consuma conteúdos que acrescentem algo para sua vida, se mantenha bem informado e, claro, crie bons relacionamentos.

Seja verdadeiro e confiável para seus contatos. Não existe nada mais prejudicial para a imagem do que ser visto como interesseiro. Ninguém quer uma pessoa assim do lado!

Mas como ser interessante? Leia mais, estude bastante, consuma conteúdos que acrescentem algo para sua vida, se mantenha bem informado e, claro, crie bons relacionamentos.

Por fim, depois de todas essas dicas e informações, procure sempre estar ciente de que sucesso está precisamente nas relações que você estabelece, nos relacionamentos que cultiva, nas visões que partilha e nas ideias que alimenta.

Então, aposte no networking e você não vai se arrepender dos resultados que vai conseguir para a sua vida pessoal e profissional!

Deixe seu comentário