Marketing Digital [Descubra o que é, e as Principais Vantagens]

Com a presença cada vez mais frequente da internet na vida das pessoas, o marketing digital vem ganhando o mercado, visto que torna possível conseguir excelentes resultados por meio de estratégias variadas e simples.

O que acontece é que, embora muitos acreditem que sabem exatamente o que é e em que consiste o marketing digital, ainda existem muitas dúvidas a seu respeito e como ele pode ser posto em prática por cada empresa.

Acontece que o marketing digital é mesmo muito abrangente e é por esse motivo que se torna tão comum ter uma série de dúvidas a respeito dele. Então, foi pensando justamente nessas dúvidas frequentes que hoje decidimos falar mais sobre o assunto em todos os seus detalhes.

Afinal, o que é o Marketing Digital?

Como trabalhar com marketing digital

Marketing Digital consiste no processo que possibilita a duas pessoas satisfazerem seus desejos por meio da criação de uma oferta de valor.

Embora seja um conceito bem definido, a verdade é que a prática oferece uma grande variedade de formas de se chegar a esse resultado, sendo um processo que evolui e muda diariamente.

Dessa forma, se torna praticamente inviável falar qualquer coisa a respeito de marketing sem considerar que o mundo está cada vez mais conectado com a internet.

Por esse motivo é que o marketing digital se fortalece, sendo a única forma de usar o marketing de uma maneira eficaz atualmente.

Então, em outras palavras, o marketing digital é a técnica que reúne todas as estratégias e esforços do marketing no ambiente virtual e digital.

Conceitos Importantes do Marketing Digital

Considerando que a ideia aqui é mostrar tudo a respeito do marketing digital, o primeiro passo então é conhecer alguns conceitos básicos para que seja mais fácil entender do que estamos falando:

  • Persona

São perfis criados com base nos clientes de uma empresa, sendo uma representação personificada dos seus seguidores, compradores e leads. É uma ferramenta importante pois ajuda a criar estratégias e ações muito bem segmentadas para a pessoa que você deseja atingir.

  • Lead

São os contatos que possuem o potencial de virarem clientes. São aquelas que deixam suas informações de contato graças às estratégias de atração do Inbound marketing.

É importante nutrir esses leads para que continuem avançando no funil de vendas até estarem prontos para a compra.

  • Funil de vendas

É a jornada do consumidor, desde que ele chega até a sua empresa até o momento que ele vira um cliente (tomada de decisão de compra).

  • CRM

O Customer Relationship Management ajuda na festão responsável e eficiente do relacionamento da empresa com os seus potenciais clientes. É um software que tem uma série de funcionalidades que são muito úteis.

  • Landing pages

Ideais para capturar leads, com foco total na conversão. A dica é que elas contenham algo de valor ou conteúdo útil ao visitante, para que os interessados deixem seus dados ali, tornando-se leads.

  • SEO

Técnica de otimização para os mecanismos de buscas, como Google, por exemplo. Ajuda a melhorar o ranqueamento da sua página, fazendo você ser facilmente encontrado e ter um maior tráfego.

  • Fluxo e nutrição

Existem processos do marketing digital que podem e devem ser automatizados, no qual uma ação feita pelo lead dispara um gatilho de fluxo de mensagens que guiam o visitando pelas etapas do funil de vendas.

Principais Vantagens do Marketing Digital

Tudo Sobre Marketing Digital

Muitas vezes não paramos para pensar, mas se observarmos bem, é possível notar como a forma de fazer marketing vem mudando nos últimos anos.

O bom é que todas essas mudanças foram para melhor e é por isso que podemos afirmar que o marketing digital tem uma série de vantagens, que são as seguintes:

  • Mais interação

O marketing digital é cada vez mais utilizado no mundo atual e a principal razão disso é que permite uma excelente interatividade com o público. Isso ocorre porque o foco deixa de ser o produto e passa ser a experiência do usuário através de sua jornada.

Com isso, uma empresa pode criar campanhas e ação de um lado e o seu público pode interagir e opinar do outro, criando um canal que antes não existia.

  • Análises e métricas

Atualmente o uso do meio digital oferece incríveis possibilidades na obtenção de métricas e análises de resultados. Com isso, é possível (e necessário) estar em constante melhoria, identificando o que não vai bem e reajustando a estratégia.

Métricas como o ROI (Retorno Sobre Investimento) e CAC (Custo de Aquisição de Cliente), por exemplo, devem ser analisadas constantemente.

  • Oportunidade

Além do fato de que o mundo digital aproximou mais clientes e empresas, hoje até mesmo pequenas marcas podem se valer de grandes estratégias para alavancar suas vendas.

Com isso, todos ganham, pois as empresas conseguem melhores resultados e os consumidores conseguem melhores oportunidades!

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Melhores Estratégias de Marketing Digital

O grande segredo do marketing digital está justamente na escolha do método utilizado para atingir seus objetivos. O melhor caminho para isso é ter um bom planejamento das suas ações, usando as estratégias que vamos ensinar a seguir.

Confira tudo:

  • Inbound marketing

Essa estratégia consiste em atrair o cliente até o seu negócio ao invés de você ficar correndo atrás dele.

Nesse caso, o primeiro passo é entender as dores e as necessidades do público, para conseguir compreender de que forma você pode se comunicar com ele.

Lembre-se que hoje a internet é uma ferramenta que dá às pessoas a oportunidade de pesquisarem sobre qualquer coisa para ter seus desejos atendidos.

Quando é você que está lá respondendo a todas essas perguntas, cria-se um canal de confiança e comunicação constante, essencial para as vendas.

  • Marketing de conteúdo

O conteúdo é uma ótima forma de atrair clientes, pois todo mundo está constantemente pesquisando soluções para seus problemas na internet.

Então, um bom conteúdo irá ajudar a sua marca a conseguir um bom posicionamento na jornada de compra, pois terá as melhores soluções.

Lembre-se sempre que é essencial publicar conteúdos valiosos, relevantes e que ajudem na conversão do público.

  • Blogs

Se o marketing de conteúdo tivesse uma casa, ela seria um blog, pois é um recurso único que cria um canal direto com o seu público. Outra grande vantagem é que são muito fáceis de se editar e de gerir, facilitando o trabalho de marketing para grandes e pequenas empresas.

Além de tudo isso, os blogs são ótimos recursos para os conteúdos otimizados, melhorando o ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca.

  • Site institucional

Para muitas empresas, apenas um blog já é suficiente, ou então, uma rede social e pronto. Contudo, nada disso pode suprir a necessidade de um site institucional.

Isso porque ele ajuda a aumentar a credibilidade de uma marca, deixando as pessoas mais seguras de que é uma empresa séria e confiável.

Além de ser um lugar onde as pessoas podem encontrar suas informações de contato, também serve para direcioná-las para outras redes sociais, bem como melhorar o posicionamento dos mecanismos de busca.

  • Redes sociais

É difícil encontrar algum outro meio que possibilite e proporcione tantas interações como as redes sociais hoje em dia. Isso porque elas foram criadas exatamente para comunicação e influência.

Dessa forma contar com uma página nas redes sociais é uma ótima estratégia de marketing digital, podendo servir para a promoção de conteúdos úteis, mostrar detalhes e até expor como seu negócio funciona nos bastidores.

Isso sem falar que é um ponto essencial para que os consumidores se identifiquem com a marca, sendo possível oferecer também produtos e serviços por lá.

Obviamente, se faz essencial ter uma boa estratégia, criar comunicação e engajar o público para que seja possível atingir os resultados desejados.

  • E-mail marketing

Enviar mensagens de e-mail para seus leads e clientes, com finalidade comercial, é uma estratégia que costuma render ótimos resultados.

Ela também pode ajudar muito a fortalecer a imagem da marca, reforçar a presença na vida da pessoa, estreitar a comunicação e conquistar novos clientes.

Com esse canal direto de mensagens, você tem uma ferramenta ímpar em mão, podendo atingir resultados incríveis no seu negócio.

Mais do que isso, existem excelentes ferramentas de e-mail marketing que poderão ajudar a segmentar seus contatos, saber a taxa de abertura, percentual de cliques, número de downloads e muito mais.

  • SEO

Para que uma estratégia de marketing apresente bons resultados, é essencial apostar em estratégias de SEO, que é  Search Engine Optimization.

Com SEO, você conseguirá obter resultados orgânicos para os eu negócio, ou seja, não precisa pagar para que as pessoas cheguem até você.

Para entender melhor, pense em quando você faz uma pesquisa no Google e encontra exatamente o que você procurava já nos primeiros resultados.

Isso acontece porque o objetivo desses mecanismos é oferecer ao usuário a melhor experiência. Logo, os conteúdos mostrados são aqueles considerados os mais relevantes, respeitando uma série de aspectos de SEO.

Então, ter uma página ou blog otimizado é simplesmente usar as técnicas certas para deixá-las mais compreensíveis para as pessoas e os mecanismos de buscas.

Lembre-se do SEO On Page, que compreende aqueles itens que podem ser otimizados dentro da sua página mesmo, tais como links internos, título, meta descrição e outros.

Assim, além de ter um conteúdo atrativo, os robôs de busca também precisa entender isso.

  • Publicidade

Atualmente na internet podemos encontrar três tipos de mídias publicitárias, que são as adquiridas, as possuídas e as pagas.

As adquiridas são aquelas provenientes da interação com a audiência, incluindo compartilhamentos, engajamento, menções e comentários.

As possuídas são aquelas que pertencem a um site, blog, perfil ou mídia social. Já as pagas, são aquelas que promovem algo por meio de anúncios de PPC (Pay Per Click), propagandas, promoções de conteúdos e outros.

Essa combinação de abordagens ajuda a melhorar a conquista da audiência e é um excelente complemento para os resultados orgânicos.

  • Marketing de afiliados

Essa é uma forma incrível de conseguir lucros com marketing digital. Ao vender um produto ou serviço, você pode fazer a criação de sites e blogs específicos.

Os pagamentos, na maioria dos casos, acontece pelo pagamento de comissões sobre as vendas realizadas através do seu link de afiliado.

Já se você possui um site ou blog com um bom tráfego, poderá também gerar vendas sendo um produtor, vendendo seu próprio produto ou serviço.

  • Automação de marketing

Ter um empreendimento é uma tarefa que envolve uma série de coisas que demandam tempo e conhecimento. Se você tem uma grande base de leads, por exemplo, pode ter trabalho para se comunicar com todos e acabar perdendo engajamento, conversões e esforços.

Por isso, nada melhor do que contar com ferramentas de automação, que ajudam a tornar esse processos todos mais ágeis e simples. Com isso é possível segmentar o fluxo de perfis, melhorar o fluxo de trabalho e ainda aumentar o engajamento.

Tudo com uma análise de dados bem precisa e com o que você precisa para resultados certeiros.

Dicas Para um Bom Plano de Marketing Digital?

Estratégias de de Marketing Digital

Bem, a melhor forma de fazer isso é começar tendo em mente os objetivos certos!

Para criar um bom plano de marketing digital é imprescindível utilizar todas as fontes de informações.

Se você quer ter mais vendas, um dos objetivos pode ser o aumento do número de leads já qualificados. Depois disso, é importante ir avançando no planejamento e vamos ver os passos a seguir:

  • Seus Objetivos

Os seus objetivos devem sempre estar muito claros, para que as suas estratégias também sejam assim. Mais do que isso, seu plano de marketing pode contemplar diferentes objetivos, visto que alguns que são maiores e podem depender de diversos outros menores para se tornarem viáveis.

Mais do que isso, definir prazos também é essencial, considerando quais os objetivos a curto, médio e também longo prazo.

  • Indicadores de performance

Os objetivos vem com indicadores, afinal, você precisa entender se eles estão mesmo sendo atingidos.

Os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de performance) consistem em números percentuais ou absolutos que ajudam nas análises de resultados.

Se você quer aumentar o seu tráfego, ter o número mínimo diário de visitas atual é um indicador consistente.

  • Definição da Persona

A definição da persona é importante porque ela ajuda a saber para quem você está tomando cada ação no seu negócio. Então, dedique seu tempo a criar uma persona detalhada.

Contudo, um erro muito grande dos empresários é criar uma persona baseado em quem eles acham que é o público, quando o mercado é que pode dar essa resposta.

Já pesquisou na sua base de dados para ver se a maioria dos leads corresponde ao que você realmente achava em relação a sexo, idade, poder aquisitivo e outros?

Mais do que isso, para definir a persona, procure entender sempre “quais são os seus problemas”.

Bom, agora você já sabe muito mais sobre marketing digital, ferramentas úteis e estratégias que podem ser utilizadas para que você consiga os melhores resultados para o seu negócio!

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