Landing Page [ O que é, e Qual o Benefício Para Seu Negócio ]

Quando o assunto é sobre estratégias de marketing, usar uma landing page é uma ótima opção, visto que é essencial para a atração de pessoas.

Mais do que isso, ela tem a capacidade de fazer com que as pessoas queiram consumir cada vez mais dos seus conteúdos e, dessa forma, possam continuar avançando pelas etapas do funil de vendas, até se tornarem clientes.

Pensando na importância disso tudo é que hoje vamos falar um pouco mais a respeito do uso de landing page, melhores estratégias e como fazer para conseguir os resultados que você espera para o seu negócio.

E então, o que é uma Landing Page?

Landing pages o que é

As landing pages também são conhecidas como páginas de destino e o principal objetivo que elas apresentam é justamente conseguir a conversão de um visitante.

Normalmente, essas páginas possuem poucos itens e conteúdos, sendo mais direcionadas para uma CTA (call to action, ou chamada para ação, em tradução livre)

Essa simplicidade de elementos ajuda com que a atenção vá para o que realmente interessa, assegurando que uma conversão seja obtida.

Vale lembrar que todos os acessos que o seu site recebe são ótimos, porém, apenas uma parcela realmente entrega resultados. Por isso, é importante saber usar a ferramenta correta para que um número cada vez maior de pessoas faça parte desse grupo menor.

Por isso é que se cria páginas específicas, como a landing page, que retira elementos que possam causar distração e trazem apenas informações indispensáveis.

Não é incomum, por exemplo, que uma LP tenha um formulário que o visitante deverá preencher em troca de algum conteúdo de valor que você possa oferecer.

Esses materiais podem ser infográficos, e-books, acesso a uma área de conteúdo exclusivo ou outros. Apenas lembre-se que o que você vai oferecer precisa ser suficiente para justificar a pessoa dar seus dados.

Landing Pages e Oportunidades de Negócios

Se você não tem muita experiência ainda na área de Marketing Digital, certamente já se perguntou o motivo de querer que algum visitante preencha um formulário.

A resposta é simples, pois essas ações geram leads e são os leads que irão andar pelas etapas do funil até se tornarem clientes.

Então, cada lead é uma oportunidade de negócio para seu empreendimento e, embora visitas sejam ótimas, são os clientes que garantem o crescimento da empresa.

Por isso, tendo as informações de contato com o seu possível novo cliente, você vai ter a oportunidade de:

  • Dar início à construção de um relacionamento mais próximo com seu cliente, criando mais confiança e empatia.
  • Possibilidade de compreender quem são essas pessoas que estão acessando seus conteúdos e se elas realmente tem o perfil de um cliente ideal para seu negócio
  • Abastecer sua equipe de vendas com possibilidades que podem ser usadas a qualquer momento oportuno para gerar vendas

Dessa forma, usar a landing page para conversão é a melhor estratégia para levar seus visitantes a chegarem em um próximo nível.

A Importância das Landing Pages Para Estratégia de Marketing

Landing page para que serve

Embora sejam excelentes para a geração de novos leads, há outros motivos pelos quais as Landing Pages não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing, entenda:

  1. Contribuem para o Lead Scoring

Essa ferramenta permite dar prioridade aos leads que dão melhores resultados dentro da sua estratégia, isso é, aqueles que apresentam um potencial maior.

Isso porque o visitante que gera uma conversão em um material que faz parte do funil deve estar mais pronto para uma compra, logo, deve ser priorizado.

  1. Segmentação de contatos

Dependendo da sua estratégia ou do tipo de conversão que você busque, segmentar seus contatos é ótimo. Isso é possível de acordo com o material que ele estava querendo quando preencheu seu formulário.

Caso você tenha mais de um produto e, claro, mais de uma persona, o meio da conversão pode ajudar você a segmentar seus leads.

  1. Redução dos custos de aquisição por cliente

A Landing Page e uma estratégia barata, mas que oferece excelentes resultados na geração de oportunidades de negócios. Além disso, é uma ótima forma de conseguir informações especialmente das pessoas que já tem interesse no seu negócio.

Imagine o custo que outras estratégias podem ter, além do trabalho envolvido que, no final, também se expressa como perda de dinheiro.

Tendo uma boa divulgação e tráfego, você consegue ótimos resultados por meio das Landing Pages.

O que Deve ter em uma Landing Page?

Pois bem, até aqui já entendemos a importância da Landing Page e como são fundamentais para uma estratégia boa de captação de leads. Agora é chegado o momento de entender quais são os elementos que não podem faltar para que a sua Landing Page seja um verdadeiro sucesso, confira:

  1. Uma boa oferta

Se você acha que as pessoas vão acessar a sua página e logo ir preenchendo formulários com seus dados pessoais sem receber nada em troca, você está muito enganado.

Então, lembre-se que a oferta da sua Landing Page deve ser pensado como algo capaz de gerar valor para as pessoas que visitam sua página.

  1. Título

Além de deixar bem claro o que você está oferecendo, o título é essencial, pois é ali que a pessoa já irá decidir se está interessada ou não. Mais do que isso, deve ser algo verdadeiro, para que ela também não se sinta enganada e possa continuar se engajando.

Então, a dica é escolher um título que seja simples, fácil de entender e que valorize o que você tem a oferecer ali.

  1. Chamada Para Ação

As CTAs são indispensáveis em uma Landing Page e ela consiste justamente naquele botão ou ícone no qual a pessoa precisa clicar para fazer a ação.

Normalmente ele trabalha com verbos no imperativo, tais como: Baixe agora mesmo, Clique aqui e receba, Inscreva-se já e outros.

É essencial que a chamada para ação seja bem clara e objetiva, auxiliando o seu visitante a entender que ação ele vai fazer.

  1. Descrição

Essa etapa até pode ser dispensada em alguns casos, mas em outros pode ser muito útil, portanto, depende da sua persona.

Se você escolher por ter uma descrição, lembre-se que ela deve transmitir uma mensagem clara e resumida, sem delongas e nem enrolação. Descreva do que se trata de uma forma agradável e o valor que o conteúdo pode gerar e pronto.

  1. Visual

Cuidar com o visual dos conteúdos auxilia os visitantes a compreender melhor do que se trata e o que a sua Landing Page está oferecendo verdadeiramente.

Mais do que isso, ainda tem o grande benefício de que costumam ser mais atrativos do que textos e apelos verbais.

Com uma imagem didática e bem clara é possível economizar o tempo do lead e aumentar as possibilidades de conversão.

  1. Formulário

Essa é a parte mais importante e o formulário não deve ser tão longo que a pessoa desiste de preencher e nem tão curto que não dê a você o mínimo necessário para trabalhar depois.

Então, tenha campos de preenchimento bem claros, peça somente as informações essenciais e procure facilitar a vida de quem está fazendo o preenchimento.

Que Informações Deve-se Solicitar no Formulário?

Essa é uma dúvida muito frequente, afinal, deve ser suscinto para não atrapalhar a pessoa e detalhado para dar a você as informações necessárias que precisa para criar o relacionamento com o lead.

Pois bem, a dica então é perguntar: qual é a informação indispensável para que você possa identificar se o visitante é um cliente em potencial?

Isso porque é óbvio que tem informações que você gostaria de saber mas que acabam sendo dispensáveis para uma decisão futura.

De uma forma geral, formulários com nome e e-mail é o considerado padrão.

Depois disso, cabe a você avaliar o seu modelo de negócio e sua estratégia para saber que outro dado pode ser relevante, como idade, grau de instrução, cargo que trabalha, sexo e outros.

Como Otimizar as Landing Pages?

Otimização de Landing page

Pois bem, agora vamos entender alguns pontos e estratégias muito importantes para que você possa otimizar as suas Landing Pages e conseguir tirar delas o melhor resultado para o seu negócio:

  • Benchmarks

Fazer uma pesquisa de mercado antes mesmo de começar a criar as Landing Pages pode ser uma ótima estratégia para conseguir bons resultados.

Isso ajudará você a entender melhor quais são as ações que a empresa que inspira seu negócio ou que atuam no mesmo segmento estão tomando.

Se inspirar é sempre uma ótima ferramenta e ajuda muito quando o processo de criação não tem de sair da estaca zero.

  • SEO

Muita gente acha que pode descuidar desse ponto nas Landing Pages, mas isso é um grande engano pois elas também precisam de SEO.

Lembre-se que se os seus conteúdos já conseguiram um bom posicionamento no ranqueamento, aplicando as técnicas também nas LPs você vai conseguir um resultado ainda melhor, gerando muito mais leads.

Dessa forma, quando estiver no processo de criação, lembre-se de usar as palavras-chave do seu negócio no conteúdo, na descrição, no texto alternativo, na meta descrição, na URL e onde mais for possível.

  • Forms Inteligentes

Outra coisa que muitos empreendedores também não sabem e que podem usar ferramentas de automação para Landing Pages.

Então, logo que a pessoa fizer o download do conteúdo de qualidade que você oferece, ela dará os dados dela a você, não é?!

É com esses dados que você irá desenvolver uma estratégia de nutrição, para que essa pessoa se mantenha envolvida e consumindo seus conteúdos, isso é, gerando valor.

Aos poucos, ela vai avançando nas etapas do funil e chega à conversão.

Com um forms, você pode até mesmo conseguir manter alguns dados já preenchidos e ainda solicitar novos, resultando em mais vantagem para o processo todo.

Como Funciona o Pós: Página de Obrigado

Depois que a pessoa já realizou a conversão e já deu seus dados para a sua plataforma automatizada, você já pode começar a gestão.

Contudo, para que a experiência do usuário seja ainda melhor, é interessante que você também consiga gerar oportunidades novas. É sobre isso que se trata as Páginas de Obrigado.

De uma forma simples, são as páginas mostradas depois que o usuário cumpre uma ação completa em uma Landing Page, avisando que a ação foi concluída.

  • Por que Isso Importa?

Além de ajudar a pessoa a entender que ela concluiu a ação que desejava e dizer à pessoa o que ela pode esperar a seguir (receber o material no e-mail, clicar para fazer download etc.), essa página ainda é mais uma oportunidade de conquistar o lead.

Você poderá agradecer o interesse da pessoa e mostrar que você se importa com a experiência que ela teve.

Como Fazer uma Boa Divulgação das Landing Pages?

Mesmo que você crie Landing Pages incríveis, de nada adianta seu esforço se não souber como divulgá-las corretamente pois, quanto mais pessoas virem, maior a chance de conversão.

Então, veja algumas dicas para impactar mais pessoas e conseguir uma divulgação mais abrangente:

  • E-mail

Com uma estratégia para gerar lead em andamento, você deve ter uma página que sirva para atrair as pessoas ao topo do funil, certo?

Blogs também são ótimas ferramentas para captar endereços de e-mail pela assinatura de uma newsletter ou para receber notificação de novos conteúdos.

Então, use o e-mail também para divulgar suas Landing Pages e conseguir mais resultados.

  • Social

Nos últimos tempos, as redes sociais estão oferecendo um potencial incrível e você deve aproveitar isso ao seu favor.

Use esse meio para divulgar os seus conteúdos, estimulando as pessoas a reagirem, comentarem e compartilharem, para aumentar a divulgação.

  • Ads

Usar a mídia paga também é uma ótima alternativa para quem deseja ter bons resultados com estratégias de Landing Pages, pois podem impulsionar anda mais o seu alcance, multiplicando o potencial de resultados.

  • Parcerias

As parcerias podem ajudar muito na criação de conteúdos, contribuindo para dividir tanto o trabalho quanto os custos, além de possibilitar a multiplicação dos resultados.

Contudo, se você já possui um conteúdo seu, a parceria pode entrar ajudando na divulgação com os leads dela, aumentando sua visibilidade.

  • Página Exclusiva Para Materiais de Qualidade

Ter uma página na qual as pessoas podem encontrar todos os conteúdos de qualidade e exclusivos que você oferece também é uma ótima forma de divulgação.

Para isso, reúna tudo e gere um ponto de conversão para a sua empresa, fazendo com que os usuários mesmo cheguem até lá e façam a conversão por interesse genuíno.

Conclusão

Não há dúvidas de que uma Landing Page é uma ótima estratégia para quem busca melhores resultados para seu empreendimento, conseguindo uma gama maior de oportunidades.

Portanto, aposte nessa ferramenta, use as dicas e informações que foram mostradas aqui e pronto, certamente você vai conseguir excelentes benefícios no uso de Landing Pages!

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