Email Marketing [Veja o que é, E Como Fazer de Forma Eficaz]

Uma das principais estratégias do marketing digital hoje é o Email Marketing, pois possibilita a criação de um canal direto para se comunicar com o seu público.

Assim, é possível criar um relacionamento mais próximo, nutrir seus lead e até mesmo gerar conversões. Por esse motivo que essa estratégia oferece um excelente ROI!

Contudo, a verdade é que o Email Marketing ainda continua sendo muito desacreditado pelos profissionais da área e não é difícil de compreender isso,

Acontece que por um longo período de tempo, usar essa estratégia foi sinônimo de fazer spam. Contudo, isso era resultado de abordagens muito invasivas que só conseguiam fazer com que as pessoas as ignorassem ou deletassem.

O fato é que isso mudou, as estratégias se desenvolveram e hoje o retorno possível usando o Email Marketing pode ser muito grande.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre ele, os benefícios que oferece e também como definir uma boa estratégia para usá-lo. Acompanhe tudo a seguir!

Para Começar, Entenda o que é Email Marketing

E-mail Marketing

De uma maneira bem simplificada, o email marketing nada mais é do que uma estratégia que se vale do envio de e-mails para pessoas que integram a sua lista de contatos.

O intuito é criar um canal de comunicação mais direto com cada pessoa a fim de conquistar alguns objetivos.

Uma vantagem é que as mensagens podem ser disparadas por ferramentas de automação, facilitando o processo como um todo.

No seu princípio, o Email Marketing era considerado apenas uma forma eletrônica de enviar cartas. Com o tempo, foi se tornando algo mais comum e considerado uma ótima forma de comunicação.

Com o aumento da abrangência da internet por todo o mundo, a ferramenta se tornou algo indispensável, possibilitando mais dinamicidade nas relações.

Como não poderá ser diferente, o marketing se valeu disso e usou-o para a criação de ofertas aos consumidores. Porém, nos primórdios isso era feito de maneira invasiva, massiva e sem qualquer estratégia.

Por isso, não demorou para que esse tipo de mensagens fosse vista como algo indesejado.

Com a evolução e a apropriação de conhecimentos relacionados ao tema, foi possível entender melhor como tudo funciona e criar estratégias capazes de oferecer um ótimo resultado.

Por que Motivo usar o Email Marketing?

Atualmente, o Email Marketing é um dos canais mais utilizados pelas empresas. O primeiro é ter o próprio site e em seguida vem as redes sociais, que ganham cada vez mais espaço.

Contudo, isso não significa que o Email Marketing não tenha mais espaço. Pelo contrário, ele ainda pode oferecer resultados excelentes.

Vamos entender mais motivos para usar essa estratégia:

  1. Alcance

Atualmente, cerca de 4 bilhões de pessoas usam e-mail atualmente e o número deve crescer para 4,5 bilhões até 2024. Isso é mais do que a metade da população mundial.

Por isso, apostar nessa ferramenta pode garantir um alcance muito maior para sua empresa, atingindo um número incrível de pessoas com poucos esforços.

  1. Previsibilidade

Quando você cria uma postagem em rede social, nem todo mundo que segue você irá receber a mensagem enviada. Isso porque redes sociais tem algoritmos que estabelecem o que é mais ou menos relevante a um usuário.

Logo, usar posts orgânicos pode ser uma estratégia bem menos previsível.

Já com o uso do Email Marketing é possível ter total previsibilidade pois todos os e-mails escolhidos irão receber a mensagem na caixa de entrada, exceto e casos de contas desativadas, claro.

  1. Flexibilidade

O email oferece as mais variadas possibilidades e você pode preenchê-lo como achar melhor.

Não existe limite de caracteres, pode por imagens, gifs e até mesmo uma quantidade ilimitada de links. Isso sem falar no layout, que você pode montar inteiramente de acordo com a sua empresa

As possibilidades são muitas você tem total flexibilidade na criação!

  1. Excelente retorno financeiro

O Email Marketing é uma ferramenta que oferece um dos ROIs mais altos entre todos os canais de marketing. pesquisas mostram que os ganhos podem ser exponenciais e que uma pequena quantia aplicada pode se multiplicar em mais de 40x.

Contudo, dependendo da área de atuação, esse retorno pode ser ainda maior.

A maior explicação para isso é que o investimento necessário para a criação de um Email Marketing e muito baixo, porém ele tem altas taxas de conversão.

Para iniciar, você só precisa ter um domínio, uma boa ferramenta de envio e uma boa estratégia estabelecida. Vale lembrar que existem ferramentas de automação que são gratuitas, logo, o investimento e ainda menor.

  1. É um canal só seu

Esse é um dos maiores motivos para fazer uso do Email Marketing, pois se trata de um canal próprio, só seu, com uma lista de contatos que é considerada um ativo do negócio.

Não há nenhum fator externo definindo como deve ser a comunicação entre você e o seu contato e, mesmo usando uma ferramenta, a estratégia não está atrelada a ela.

Nas redes sociais, por exemplo, você fica totalmente dependente das plataformas e quem decide quem irá receber seus conteúdos é o algoritmo.

Importância do Email Marketing Para uma Empresa

Importância de Trabalhar com Email Marketing

O Email Marketing pode ajudar a cumprir uma série de objetivos de uma empresa, porém, é mais comumente usado para promoções e estratégias de venda.

Acontece que, quando um usuário permite a você enviar os conteúdos da sua marca, também está dando à sua empresa o aceso a uma parte da sua vida, onde nem todos podem chegar.

Então, vamos entender a importância do Email Marketing graças a todos os papeis que ele pode contemplas na sua estratégia e planejamento:

  1. Ajuda a Aproximar os Relacionamentos

O email marketing é uma ferramenta que pode ser considerada um canal de contato bastante pessoa com o cliente, visto que estabelece uma comunicação direta.

Portanto, é importante usá-la como uma forma de estabelecer um relacionamento mais próximo, mantendo sua marca sempre presente na memória dessas pessoas.

  1. Auxilia na Promoção de Conteúdos

Caso você tenha um blog, sabe que é essencial compartilhar e fomentar os conteúdos publicados. Uma das melhores formas de fazer isso é usando o email marketing, com a estratégia de newsletters.

  1. Educar e Nutrir leads

Um dos pilares fundamentais do Inbound Marketing é justamente a nutrição dos leads, visando que se tornem clientes futuramente.

Para isso, é fundamental educá-los a respeito do seu negócio ao passo que vai estreitando os relacionamento com eles, amadurecendo a tomada de ação.

  1. Vendas

Os e-mails podem servir apenas para estreitar a relação ou divulgar conteúdos, mas ainda podem ser ótimas ferramentas de venda direta. Eles podem ter promoções, descontos e outros recursos que estimulem o destinatário a fazer uma compra.

  1. Pós-Vendas

Se depois que uma compra acontece você esquece que aquele cliente existe, saiba que você está perdendo uma excelente oportunidade. Isso porque o Email Marketing também pode ser uma estratégia de pós-vendas.

Lembre-se que é muito mais barato manter um cliente já conquistado do que conquistar outro do zero.

Melhores Estratégias de Email Marketing

A verdade é que quando se fala em usar o Email Marketing, estamos falando de uma grande variedade de opções, pois são muitas as estratégias que se pode usar.

Vamos conhecer as melhores a seguir:

  • Newsletter

Um formato bem tradicional de Email Marketing, essa ferramenta consiste em um boletim de notícias, sendo ideal para você compartilhar publicações novas do seu blog.

Isso ajuda a manter o movimento na sua página e as pessoas também ficam mais bem informadas.

  • Promoções

A função desses tipo de Email Marketing é justamente a de promover um serviço ou também um produto.

Nesse caso, é comum usar uma abordagem mais comercial, mostrando as promoções, preços e destacando os descontos. Isso sem falar nos links diretos para a compra.

  • Editoriais

Os editoriais têm o objetivo de mostrar qual é o ponto de vista do negócio a respeito de um determinado assunto. É normalmente assinado por um CEO ou outro responsável pelo empreendimento.

Nesse caso, a intenção não é divulgar e nem vender, mas sim fortalecer o posicionamento da marca perante os acontecimentos.

  • Tradicionais

O Email Marketing mais tradicional é aquele que o usuário recebe quanto faz um cadastro, uma transação ou realiza uma ação. Ele serve como uma forma de confirmação, que pode ser de abandono de carrinho no site, compra feita no e-commerce ou até mesmo no recebimento de uma entrega.

O foco, nesse caso, é levar ao usuário uma informação que é do interesse dele.

  • Fluxo de nutrição

Consiste no envio de uma série de mensagens que são disparadas automaticamente em uma sequência, originadas a partir de uma ação do usuário.

Normalmente, esses fluxos são usados para nutrir os leads e guiá-los através das etapas do funil de vendas.

  • Pesquisa

Quer entender por que a pessoa não avança no funil de vendas? Quer saber por que ela comprou uma vez e não comprou mais novamente? Quer entender melhor sobre esse lead?

Então nada melhor do que enviar uma pesquisa rápida e que ajude você e compreender melhor essa pessoa, para agir de acordo com a necessidade dela.

Planejamento de uma Campanha de Email Marketing

Agora vamos entender melhor como planejar uma boa estratégia de Email Marketing bem direcionada para a sua persona:

  • Objetivos: estabeleça-os antes de começar para que todas as suas ações sejam voltadas para isso.
  • Persona: você precisa entender quem é a sua persona e com quem você irá se comunicar para conseguir os resultados desejados.
  • Lista de contatos: é preciso construir a sua lista de contatos, coletando os dados através de formulários, que devem ser preenchidos espontaneamente sob algum incentivo. Nada de comprar listas prontas.
  • Segmentação: entenda quais os melhores critérios de segmentação de acordo com a persona que você deseja atingir.
  • Conteúdos e ofertas: pense em que tipo de conteúdo ou promoção a sua persona gostaria de receber, tanto para nutrição e newsletter quanto para divulgação e editoriais.
  • Quando enviar?: a frequência nos envios é um elemento-chave para o sucesso da estratégia de marketing. Não pode ser tão frequente que incomode e nem tão esporádico a ponto de ser esquecido.
  • Métricas: é preciso entender quais são as suas taxas de entregas, de abertura, de cliques, de conversão, de cadastros e o ROI também.

Execução de uma Campanha de Email Marketing

Agora que a sua campanha já está bem planejada, vamos ver os passos para executá-la corretamente e conseguir o melhor retorno dos seus leads:

  • Ferramenta de Email Marketing

É essencial contratar uma boa ferramenta para automatizar a sua estratégia de ação. Com elas você terá templates, poderá segmentar os dados, monitora os resultados e tem acesso a diversos outros recursos.

  • Boas práticas

O CAPEM (Código de Autorregulação para Prática de Email Marketing) ajuda a mostrar detalhes sobre permissões e recursos de adesão e descadastro. Cumpra-o!

  • Layout

O objetivo é engajar, envolver e estreitar a relação e o layout tem uma grande importância para essa finalidade. Então, escolha uma opção que seja simples, responsiva e que destaque o que realmente importa!

  • Personalização

É essencial ter uma boa personalização no Email Marketing, pois aumenta significativamente as taxas de abertura e também de cliques das mensagens.

Por isso, inclua a variável que permite inserir nome, interesses (quem ama futebol não pode perder) e até mesmo o cargo (melhor ferramenta para gestores) da pessoa, se for relevante.

Copys Para Engajar os Destinatários

Alguns emails costumam engajar mais do que outras. Você já se perguntou o porquê? A resposta é que algumas mensagens tocam mais nos pontos de ação dos receptores. Vamos entender melhor a seguir:

  1. Tamanho do Texto

Ele deve ser curto, pois a média do tempo de atenção de uma pessoa é de 8 segundos. Então, seja objetivo na sua intenção e procure engajar logo.

  1. Linguagem

Ela deve ser adequada para a sua persona, mais informal e descontraída para jovens e mais formal e séria com pessoas mais velhas, por exemplo.

Portanto, nunca deixe de considerar quem estará do outro lado recebendo o Email Marketing.

  1. Gatilhos Mentais

Esses recursos ajudam a despertar no receptor um certo sentido de urgência, levando-o a tomar uma decisão rápida. Explore isso para que a decisão seja tomada em favor do seu negócio. Você pode acessar essa matéria e saber tudo sobre gatilhos mentais.

  1. Chamadas Para Ação

Para ter uma boa estratégia de marketing, nada melhor do que incentivar o leitor a fazer o que você deseja. Se o objetivo do Email Marketing era vender, chame-o para fazer a compra. Se era oferecer algum material, chame-o para fazer o download.

O essencial é convidá-lo a fazer aquilo que você espera que ele faça.

Melhores Ferramentas de Email Marketing

Melhores Ferramentas de E-mail Marketing

Existem muitas ferramentas que poderão ajudar você a conquistar os seus objetivos e ter ótimas campanhas de Email Marketing, com resultados incríveis. Dentre os principais, podemos citar os seguintes:

  • MailChimp
  • HubSpot
  • RD Station
  • ActiveCampaing

Essas plataformas de automação de Email Marketing são bem completas e oferecem a você uma série de métricas para acompanhar seus resultados e possibilitar o redirecionamento das suas ações.

Erros Mais Comuns ao Implementar o Email Marketing

Existem alguns erros que são muito comuns, mas que muitos empreendedores cometem sem nem imaginar que é algo errado.

Acontece, que é justamente isso que pode definir se a sua estratégia será um fracasso ou um sucesso confira:

  • Comprar Lista de Contatos

Considerando que, muitas vezes, já é difícil conquistar aquelas pessoas que deram os seus contatos voluntariamente para a sua empresa, imagine como fica o resultado quando você.

Essa é uma armadilha comum para quem quer começar logo e acha que é perda de tempo construir sua própria lista. O resultado é desastroso e o retorno é praticamente nulo, prejudicando a estratégia como um todo.

  • Envios Muito Frequentes

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a remover o cadastro é a frequência muito alta de envio de mensagens. Normalmente as pessoas não têm tempo para ver tudo o que chega na sua caixa de entrada.

Estudos mostram que 51% das pessoas que se descadastra é por causa disso, sendo 34% quando as mensagens são mais de 1 vez ao dia e 17% por mensagens mais de 1 vez na semana.

  • Prometer X e entregar Y

Quando você promete algo e entrega uma coisa que não tem nada a ver, é comum que a pessoa queira se descadastrar, afinal, não foi para isso que ela deu o email para sua empresa.

Ninguém gosta de se sentir enganado e, além da pessoa optar por não receber mais as mensagens, ainda pode ficar com uma imagem bem ruim da sua empresa.

Dicas Para Melhorar sua Estratégia de Email Marketing

Agora que já entendemos tudo sobre email marketing, vamos ver algumas dicas para que você consiga extrair o máximo da sua estratégia:

  • Testes A/B

Esses testes mostram qual das versões irá proporcionar os melhores resultados. Para isso, selecione uma parcela dos contatos e envie dois modelos diferentes. Veja qual trouxe o melhor resultado e utilize ele para todo o restante.

  • Configuração de Preferencias

De ao seu contato a opção de opinar sobre a melhor frequência de envio, os temas de interesse e outros.

  • Textos de Automação Configurados

Quando já tiver mais experiência com email marketing, crie um fluxo de automação, lembrando que as melhores ferramentas dispõe dessa opção.

Com isso, é possível enviar toda uma sequência de mensagens de maneira automática, de acordo com os gatilhos que você pré-determinar.

Então é isso! Agora você já sabe tudo o que precisa para implementar uma estratégia de email marketing de sucesso e que ofereça os melhores resultados!

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