Como Ganhar Seguidores no Instagram? [ Veja 24 Dicas Tops ]

Quer aprender como ganhar seguidores no Instagram mas não sabe nem por onde começar? Está aplicando estratégias que até agora não deram nenhum tipo de resultado?

Acontece que atualmente as redes sociais estão presentes na vida de todos, contudo, não é simples fazer com que elas se tornem um instrumento de lucratividade para seu negócio.

Outro fato é que hoje em dia, o Instagram é uma das redes sociais que tem maior expressão no mundo digital. Portanto, garantir uma boa atuação nela é também garantir o sucesso do seu negócio.

Por isso que vamos entender um pouco mais sobre esse assunto logo a seguir, então, acompanhe e entenda todos os detalhes!

Por que Apostar no Instagram?

Como Ganhar Seguidores no Instagram Rapidamente

Antes mesmo de aprender como ganhar seguidores no Instagram, é essencial compreender o alcance e a importância que essa ferramenta pode oferecer para o seu negócio.

Pois bem, a primeira coisa que precisa ser falada é que atualmente o Instagram conta com o incrível número de 600 milhões de usuários ativos.

Além disso, estudos mostram que a forma de interagir está mudando e que o uso de imagens para fins de marketing pode trazer resultados muito mais expressivos para o seu negócio.

Isso porque 90% das informações que o nosso cérebro recebe são visuais!

Outro ponto muito vantajoso dessa rede social é que 60% dos seus usuários a utilizam diariamente, gerando um compartilhamento de 95 milhões de imagens todos os dias.

Sendo assim se a sua persona tem como característica o uso dessa rede social, não há nenhum motivo para deixá-la de lado e não a utilizar em favor dos seus resultados.

Dicas de Como Ganhar Seguidores no Instagram

Sem dúvidas, existem diversas formas de ganhar seguidores no Instagram, porém, algumas dicas e conhecimentos básico são essenciais para isso. As primeiras dicas, antes de tudo, são as seguintes:

  • Tenha sua própria identidade visual, que possa representar a sua marca, seja agradável e ajude e atrair clientes
  • Faça pesquisas a respeito das hashtags mais usadas em conteúdos relacionados aos seus
  • Tenha engajamento com outras contas que também tenham relação com o tema do seu negócio

Além dessa, há inúmeras outras dicas incríveis para quem deseja saber como ganhar seguidores no Instagram, então, vamos conhecer as principais delas logo a seguir:

  • Conexão com Outras Redes Sociais

Para que seja possível divulgar o seu perfil e garantir um número muito maior de seguidores, a primeira coisa a se fazer é a conexão da sua conta do Instagram com as outras redes sociais.

Para isso, vá até o menu de configurações e acesse a opção “contas vinculadas”.

Essa integração também permite que algo que você publica no Instagram seja automaticamente publicado nas redes sociais vinculadas, potencializando ainda mais o seu alcance.

  • Utilize Corretamente as Hashtags

Uma hashtag consiste na união do símbolo “#”, também conhecido como jogo da velha, com uma palavra que você queira usar para representar ou identificar a postagem em questão.

Certamente você já viu inúmeras postagens que usam hashtags, tais como #instafood ou #gratidão e etc.

O fato é que utilizar esse recurso permite que os usuários interessados nesses temas cheguem mais facilmente até você. Isso sem falar que também permite que tudo pode ser organizado em categorias dentro da rede social.

A dica, no entanto, é sempre utilizar as hashtags que realmente tenham a ver com a imagem postada. Isso irá garantir que o seu alcance aumente de verdade mas sem prejudicar a experiência dos usuários que acompanham.

  • Estimulando o Engajamento

Se você não tiver atitude, suas postagens não receberão as interações que você deseja. então, seja você a tomar essa iniciativa, estimulando novas conexões.

Interaja com as postagens mais legais que encontrar, sempre priorizando aquelas que tem algum tipo de relação com a sua área de atuação ou com pessoas influentes do meio.

Iniciar conversas com usuários nas suas postagens ou até mesmo responder quem comenta nos seus posts também é uma ótima alternativa.

  • Marque Presença na Rede

De nada adianta criar um perfil e ficar só esperando as coisas acontecerem. Se você quer saber como ganhar seguidores no Instagram, saiba que é necessário estar presente e ativo na rede.

Também não adianta fazer fotos lindas, das boas dicas e fazer ótimos comentários se só abre a plataforma uma vez na semana.

É preciso ser um usuário bastante ativo para conseguir aumentar o engajamento na rede social. Então, não poupe curtidas nas fotos dos usuários, comentários interessantes e tenha um certo ritmo de postagens.

  • Utilize Imagens Verdadeiramente Interessantes

Outro aspecto que influencia verdadeiramente no engajamento dos seus usuários é a qualidade e a relevância das fotos que você posta.

Por isso, não tenha medo de inovar, usar novos ângulos e até mesmo investir em detalhes de iluminação para aumentar a qualidade das imagens.

Mais do que isso, é interessante também que as fotos sigam a identidade visual da sua marca. Então, quando a pessoa olhar seu feed, todas as fotos estarão em harmonia.

Mais do que isso, sempre que um usuário ver um post da sua empresa na time line, já saberá que é seu!

  • Posts Patrocinados são Seus Aliados

Tal como acontece no Facebook, a utilização de posts patrocinados no Instagram pode ajudar a segmentar seu público e otimizar ainda mais seus resultados.

Então, aproveite as oportunidades para criar posts patrocinados que ajudarão a oferecer vantagens, divulgar algum evento ou apenas chamar a atenção dos usuários para o seu negócio.

O mais importante é não esquecer esse tipo de recurso exige um investimento, que é proporcional ao resultado, desde que seja bem planejado para promover os resultados que se espera.

  • Conteúdo Diversificado

A dica é diversificar o formato dos seus posts, não usando apenas imagens, mas também vídeos para aumentar o engajamento.

Vale lembrar que os vídeos possuem um índice de engajamento que é 3x superior ao de fotos. Portanto, nada melhor do que aproveitar essa oportunidade.

Nesse caso, pode ser o making off de uma campanha, o modo de uso de produtos, prévias de futuros lançamentos ou o que mais você achar que pode ser relevante ao seu empreendimento.

  • Gerenciamento de Contas

Existem plataformas e aplicativos que podem ajudar muito com o gerenciamento das suas contas do Instagram, mantendo múltiplas contas ativas.

Isso ajuda a manter a boa frequência de postagens e também fazer o devido acompanhamento de cada uma delas.

Aplicativos como o Latergram, Bume, TakeOff e outros ajudam nesse sentido, podendo ajudar até mesmo com o agendamento das postagens.

  • Observe a Concorrência

Essa dica nada tem a ver com copiar o que outras empresas estão fazendo, mas é sempre indicado manter no seu foco aquelas empresas que estão há mais tempo no mercado ou que já tem melhores resultados.

Com isso, é possível entender melhor o que funciona e o que não funciona, que ações dão bons resultados e claro, quais as falhas já cometidas que você não precisa cometer.

Analisar a concorrência pode ensinar muito e é por isso que se faz essencial manter-se conectado e seguindo, monitorando-os sempre.

  • Calendário de Postagens

Estar bem organizado é a melhor estratégia quando o assunto é resultados e para quem precisa saber como ganhar seguidores no Instagram. Por isso, ter um calendário de postagens ajuda a fazer uma boa distribuição do seu conteúdo ao longo dos meses, bem como programas postagens sazonais.

Obviamente que além disso também há os posts do momento, mas é bem importante definir o que for possível com uma certa antecedência.

  • Causas Sociais em Alta

É sempre interessante e positivo para uma marca aderir a causas sociais. Contudo, lembre-se que essa causa deve representar o posicionamento ideológico da sua empresa.

Você atua no ramo Pet? Então que tal promover a conscientização a respeito de pautas animais, como adoção, leis para maus tratos e outros?

Um posicionamento inteligente nesse sentido pode ajudar muito a criar identificação no seu público, além e contribuir para um mundo melhor.

  • O Tom do seu Negócio

Cada empresa terá o seu próprio tom para tratar com os seguidores, mas isso é influenciado pela definição da sua persona e também pela forma como ela consome a sua marca.

Dessa forma, é necessário adaptar-se no modo de se comunicar levando em consideração o nicho, a idade, a categoria e produtos e outros. O objetivo e gerar uma identificação com o usuário

  • Interação Entre Marcas

Interagir com outras marcas, parceiros de negócios, concorrentes e também fornecedores pode ser uma ótima estratégia para aumentar a sua abrangência e ganhar seguidores no Instagram.

Isso ajuda ainda para aumentar as suas possibilidades comerciais e promover a merca. Podem ser comentários, hashtags, citações e outros.

  • Procure Entender Como Essa Rede Funciona

Para ter os melhores resultados, é sempre interessante entender a respeito das principais estatísticas do Instagram, pois isso ajuda muito na hora do planejamento.

No início pode ser complicado, mas o hábito de interagir e postar vai criando atalhos, facilitando o processo.

  • Personalização do Perfil

É bem importante que o espaço destinado para a Bio do Instagram seja utilizado de maneira favorável e estratégica para o seu negócio.

Aproveite para disponibilizar algum link para o seu negócio, dando prioridade para uma loja virtual, blog e em seguida outras redes sociais.

  • Sorteios Sempre Ajudam

Quem é que nunca viu ou participou de um sorteio no Instagram, não é mesmo?! A dica aqui é fazer sorteios que peçam o compartilhamento da página ou marcação de amigos.

Se preferir, ainda poderá aproveitar para pedir o compartilhamento com outras redes, como Facebook, por exemplo.

O ideal é que a campanha seja pensada para a sua persona, solicitando ações que ela possa não tenha problemas para realizar, gerando o engajamento esperado.

  • Entenda Qual o Timing Ideal

Na hora de postar um conteúdo, entender o timing ideal é essencial. Por isso, aproveite os momentos de pico desse rede social e crie as postagens de uma forma que seja possível aumentar as chances de visualização.

Timing também é importante para as postagens em campanhas de conscientização, datas comemorativas e datas especiais, como a Black Friday, por exemplo.

A dica para quem quer aprender como ganhar seguidores no Instagram é nunca perder a oportunidade e fazer uma postagem bem direcionada.

  • Analise os Seus Resultados com Frequência

Estar de olho nos resultados das suas ações é algo bastante eficiente, seja qual for a mídia e isso não muda no Instagram.

Vale lembrar novamente que existe uma grande variedade de ferramentas que podem ajudar na coleta de dados para métricas, ajudando você a entender os parâmetros necessários.

Ter as metas e as métricas bem definidas ajuda muito na criação de estratégias online, que são essenciais para manter os resultados em foco. Também são essenciais para que se compreenda a necessidade de mudar de posicionamento se necessário.

  • Postagens em Modelo Carrossel

As postagens com o carrossel permite que o Instagram mostre várias imagens combinadas em uma única postagem. É como criar um mini álbum, que pode ter até 10 imagens.

Muitas pessoas usam para criar conteúdos com continuidade, como dicas. Outras usam para agrupar um conteúdo similar.

Usar esse recurso evita uma saturação do feed dos usuários e também aumenta a duração das interações com suas postagens.

  • Geotagging é uma Função Muito Útil

A utilização de informações geográficas pode ser muito vantajoso para o seu negócio e para ganhar seguidores no Instagram. Contudo, ele é especialmente benéfico para a divulgação de produtos e serviços que estão com pontos de venda específicos ou restritos a uma região geográfica.

Dessa forma, não tenha medo de marcar a localização em que a foto foi feita, pois isso ajuda a engajar seguidores da localidade, garantindo um número maior de visualização.

  • Legendas Envolventes

É grande o número de marcas que não dá o devido valor ao uso das legendas, esquecendo-se que o sucesso de uma postagem envolve uma série de fatores.

O uso de emojis, textos inspiradores, convite para comentar, perguntas e outras técnicas também podem ser vantajoso, se isso for representativo para a sua persona. Pense que o foco é sempre gerar engajamento!

  • Post com Convidados

Essa alternativa ajuda a gerar novos contatos profissionais e também ganhar seguidores no Instagram para o seu perfil.

Se você trabalha com moda, por exemplo, pode chamar alguma stylist para abordar um assunto pertinente ao nicho. Também pode postar uma foto do seu produto junto ao da outra empresa, para criar essa relação.

A grande vantagem é que ambas as empresas conseguem uma forma gratuita de divulgação.

  • Use o Stories

Mais utilizado que as postagens ultimamente, a funcionalidade dos stories é excelente para gerar engajamento.

Com ela você pode postar novidades, dicas, conteúdos datados, usando fotos ou vídeos. Tudo desaparece depois de 24 horas, ou seja, é uma forma mais prática de gerar conteúdos igualmente atraentes, mas menos produzidos e mais dinâmicos.

Atualmente, já existem ferramentas de votação, enquete, pesquisa, ferramenta “arrasta para cima” e até caixa de respostas. Use ao seu favor!

  • CTA Também Importam

Quando o assunto é criar conteúdo e gerar engajamento, nada melhor do que contar com os CTAs (Call-to-Actions). Por isso, as legendas dos posts ou os stories podem contar com essa estratégia.

Chame o usuário para comentar, peça que dê uma opinião, convide-o a compartilhar o que sabe, sugira o download de um material relevante e etc.

Apenas lembre-se que os CTAs devem sempre estar adequados ao seu público para que tenha bons resultados.

Vale a Pena Comprar Seguidores no Instagram?

Melhores Sites para conseguir seguidores no instagram

Se depois de todas essas dicas você ainda quer pegar o atalho e partir para a compra de seguidores, saiba que pode ter um efeito totalmente contrário ao esperado.

Comprar usuários consiste em acrescentar usuários não qualificados, não orgânicos e não interessados no seu negócio. É como um enfeite apenas, que não tem função prática nenhuma.

Mais do que isso, é normal ter perfis fake no meio, usuários inativos e até mesmo seguidores que nem ligam para o seu nicho.

É importante lembrar que número de seguidores não é garantia de conversão, especialmente com uma audiência não qualificada com essa.

Então, a dica é deixar essa possibilidade de lado e apostar no uso de estratégias e métricas adequadas ao seu negócio, trabalhando com paciência para que o resultado esperado venha.

Pronto, agora você já sabe como ganhar seguidores no Instagram de forma segura, garantida e usando as melhores ferramentas!

Leia Também: Como Ter uma Renda Extra em Casa

Deixe seu comentário